Notícias

“Esta Feira acontece num momento complicado que o mundo atravessa, mas revela a atitude de um país determinado e comprometido com a consolidação da estratégia de desenvolvimento sustentável no setor da energia” – Alexandre Monteiro

Alexandre Monteiro reiterou ainda que Cabo Verde tem um ambicioso Programa de Transição Energética do qual o Governo está a trabalhar para tornar o sistema energético mais eficiente na produção, na distribuição e no consumo de energia. "O país tem uma política energética focada na redução da forte dependência de importação de combustíveis fósseis, e na promoção das energias renováveis”, frisou.

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, fez esta afirmação hoje, 08 de março, numa conferência de imprensa para antecipar a realização da III edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética que acontece de 24 a 26 de março, na FIC, cidade da Praia.

Alexandre Monteiro reiterou ainda que Cabo Verde tem um ambicioso Programa de Transição Energética do qual o Governo está a trabalhar para tornar o sistema energético mais eficiente na produção, na distribuição e no consumo de energia. “O país tem uma política energética focada na redução da forte dependência de importação de combustíveis fósseis, e na promoção das energias renováveis”, frisou.

Para o governante, o país tem metas claras e ambiciosas para o sector da qual pretende-se chegar em 2030 com mais 50% de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis e 100%, em 2040. Para a mobilidade elétrica, a meta é alcançar os 100% dos veículos movidos com energia proveniente de fontes renováveis, em 2050.

Sob o lema para uma economia verde, soluções limpas e eficientes a Feira Internacional das Energias Renováveis e eficiência energética pretende ser um espeço de partilha de informações e de promoção de negócios essenciais para o desenvolvimento das energias renováveis e de eficiência energética no país.

Para a administradora delegada de FIC, Angélica Fortes, esta feira para além da vertente de exposição, pretende ser também um espaço de divulgação das tecnologias deste sector que está em constante desenvolvimento.

Em paralelo à feira, haverá também um leque abrangente de atividades como workshops e painéis temáticos sobre temas como a mobilidade elétrica, energias renováveis e eficiência energética.

A feira já conta com cerca de 40 expositores, nacionais e internacionais, provenientes de países como o Canadá, Portugal, Alemanha, República Checa e da CEDEAO.