Dentro de dois meses, o Liceu Constantino Semedo e a Escola Secundária Lavadouro, ambos situados na cidade da Praia, terão novas caras, num investimento que rondam os cerca de 13 milhões de escudos cabo-verdianos.
O contrato-programa para a reabilitação dessas duas instituições de ensino secundário, foram assinados nesta quarta-feira, 02 de agosto, pelos punhos do Diretor Geral de Planeamento e orçamento e Gestão do Ministério da Educação, José Marques, e do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.
Segundo José Marques, trata-se de um protocolo estabelecido dentro do programa do Governo, visando a reabilitação das escolas secundárias do país até 2021 e que, de igual forma, aposta na estimulação das Câmaras Municipais como parceiros chaves no processo de melhoramento das infraestruturas escolares, para que os alunos possam dispor de melhores condições nos estabelecimentos de ensino.
O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, felicitou a iniciativa, afirmando que esta parceria marca uma nova fase de relacionamento entre o poder local e o poder central e realça que esta ação deve continuar, principalmente, no setor da educação que, no seu entender, é fundamental para o capital do país.
As obras vão ser executadas e concluídas pela Câmara Municipal da Praia, antes do ano letivo 2017/2018, a fim de albergar os alunos do 1º a 12º ano de escolaridade.
Importa realçar que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento das infraestruturas do Ensino Básico, no projeto construção, ampliação e remodelação das infraestruturas Educativas, o Ministério da Educação já assinou contrato-programa com diversas câmaras municipais do país, para a reabilitação das escolas, com financiamento do Governo de Cabo Verde, através do fundo de tesouro.