O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, mostrou no final esta tarde, a abertura do Governo em solicitar apoio internacional para fazer face ao verdadeiro estado de calamidade que se vive na ilha do Fogo, em função da erupção iniciada este Domingo. Todavia, o apoio terá de ser feito, se a situação o exigir e face às necessidades que se venham a sentir, nomeadamente helicópteros, caso se vier a provar difícil a aterrissagem de aviões. Entretanto, Neves sublinha todos os esforços do Executivo para evacuar e alojar as vítimas da erupção e, mais uma vez, pede calma e serenidade para enfrentar este momento difícil.
De acordo com as últimas informações, a situação tende a piorar nas últimas horas, sendo que há notícias de mais uma cratera que se abriu hoje, são agora quatro, daí que o Executivo desde ontem já reforçou os meios humanos e materiais para ajudar, sobretudo, na evacuação e realojamento das pessoas, sendo que, inclusive, todas as moradias do «Casa Para Todos» já foram colocadas à disposição destas pessoas neste situação emergencial.
No que toca à uma eventual solicitação de apoio internacional, o Primeiro-Ministro afirma que tal terá de ser feira se e dependendo do que ditar as necessidades, exemplificando com solicitação de helicópteros que o país não possui, caso a situação evoluir para uma interrupção dos voos nos aviões normais.
Neste momento, o cenário aponta para danos e prejuízos materiais avultados, aventando-se, inclusive, a possibilidade da destruição do povoado de Chã das Caldeiras, o que exigiria a reconstrucção do povoado, com mais de 1300 pessoas, ou a construção de um novo povoado em outro lugar. Aí sim, admite o Chefe do Executivo, teria de se pensar num eventual pedido de apoio. Contudo, o Chefe do Executivo já fez saber que se deslocará na quarta-feira à ilha do Fogo para constatar in loco a situação e poder, assim, prever novas iniciativas para fazer face ao momento difícil porque passa a população local.
Ouça as declarações do PM sobre o assunto, à saída da cerimónia de encerramento da Semana do Empreendedorismo no final desta tarde, na cidade da Praia:
https://soundcloud.com/primeiro-ministro/erupcao-do-vulcao-pm-encarar-possibilidade-de-pedido-de-apoio-internacional-conforme-as-necessidades