Notícias

Equipa Médica Especializada encontra-se na ilha de São Nicolau

O Ministério da Saúde enviou uma Missão Médica Especializada à ilha de São Nicolau, cumprindo assim uma agenda de consultas e cirurgias especializdas no sentido de diminuir as evacuações internas, aumentar o acesso as consultas de especialidades nas ilhas e contribuir para redução dos custos socias associados às evacuações interilhas.

A ilha de São Nicolau recebe de hoje, 17, a 24 de junho, médicos especialistas, no total são 9 especialista de diferentes áreas, incluído uma equipa de cirurgia do Hospital Dr. Agostinho Neto e um estomatologista da Direção Nacional da Saúde.

A presença de especialistas em cirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, optometria, estomatologia e nutrição é imperativa para atender às necessidades médicas diversificadas da população local, dando resposta a crescente demanda por cuidados de saúde de qualidade nas ilhas.

A iniciativa está enquadrada no Programa do Governo da VIII legislatura, que visa a redução das desigualdades sociais e assimetrias regionais, a promoção de uma cultura de integralidade e complementaridade com vista ao alcance da cobertura universal da saúde; cumprindo este desidrato o Ministério da Saúde tem em curso o programa nacional de deslocação de médicos especialistas dos hospitais centrais para os hospitais regionais e as delegacias de saúde, em todas as ilhas.

De realçar que durante esta missão, a equipa fará a montagem de um consultório de oftalmologia na Delegacia de Saúde de Ribeira Brava, com equipamentos especializados, fruto de uma doação de uma missão religiosa americana “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, que visa suprir uma demanda crucial no acesso a cuidados oftalmológicos na ilha. As doenças oculares representam uma das principais causas de deficiência visual e cegueira em Cabo Verde, sendo imperativo o acesso a serviços oftalmológicos para diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

A atuação da equipa médica em consultas nas duas delegacias de São Nicolau demonstra o compromisso do Ministério da Saúde em garantir acesso equitativo aos cuidados de saúde em todas as comunidades, independentemente de sua localização geográfica. Pelo que esta abordagem visa mitigar disparidades de saúde e promover a integralidade dos cuidados em todo o território cabo-verdiano.