A viagem do Primeiro-Ministro, José Maria Neves a São Vicente esta sexta-feira, trouxe boas novas ao sector do ensino superior na ilha com os anúncios dos arranques das obras de reabilitação da antiga Escola Jorge Barbosa, agora propriedade da Uni-CV, e da nova escola de formação de professores de Mindelo.
Já no arranque da visita, o primeiro-Ministro presidiu o acto de lançamento da primeira pedra para as obras de reabilitação e ampliação da escola de formação de professores em Mindelo, acompanhado do Ministro do Ensino Superior, Ciências e Inovação, António Correia e Silva.
Durante esta deslocação a São Vicente, Neves visitou as instalações da Universidade pública de Cabo Verde (Uni-CV) e reiterou o que já havia anunciado no dia anterior na cidade da Praia de que as obras para a reabilitação do edifício do antigo Liceu Jorge Barbosa deverão arrancar muito em breve, sendo que o seu financiamento já está garantido no âmbito da cooperação com Portugal, mais concretamente com o Instituto Camões, e no quadro da reabilitação de patrimónios da época colonial, assim como recentemente foi reabilitado o antigo liceu Adriano Moreira, hoje Liceu Domingos Ramos.
O valor do financiamento dependerá ainda do levantamento que for feito, em relação às necessidades, pela equipa que deverá deslocar-se a São Vicente nas próximas semanas para o efeito.
Reconhecendo que o estado actual do edifício é muito “precário”, o Chefe do Executivo garantiu, entretanto, que as obras de reabilitação irão abarcar todo o edifício, inclusive com a construcção e reequipamento de um auditório moderno, sendo também que o Governo irá apoiar no reequipamento da Escola de Negócios e Governação. Isso, diz, para que a Universidade em São Vicente, e particularmente naquele pólo da antiga escola Jorge Barbosa “possa ter muito melhores condições de ensino superior na ilha”.
As boas notícias não param por aqui, já que José Maria Neves anunciou ainda que o Governo pretende mobilizar fundos para a reabilitação da residência estudantil da Uni-CV em Mindelo, considerando que a Uni-CV tem uma “importância estratégica” para Cabo Verde.
Ainda em São Vicente, O Primeiro-Ministro o Departamento de Engenharias e Ciências do Mar (DECM) e a Universidade Lusófona, Baltasar Lopes, onde presidiu o acto de lançamento do programa dos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP), do Ministério do Ensino Superior, Ciências e Inovação, sendo uma das primeiras universidades privadas a esta nova abordagem de ensino virado para o “saber fazer”.