O Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, visitou esta sexta-feira os municípios de Santa Catarina e Ribeira Grande na ilha de Santiago para, num primeiro contacto, ouvir as preocupações dos Operadores Económicos, bem como das equipas camarárias, para que o Governo possa dar respostas e apresentar soluções.
Em Assomada, José da Silva Gonçalves e delegação que o acompanhou ouviram os empresários colocarem o problema de financiamento para os seus negócios e a necessidade de uma maior aposta nos sectores do turismo e da indústria, com a criação, neste último caso, de um entreposto comercial e criação de uma unidade agro-alimentar.
Preocupações diferentes encontradas na Cidade Velha onde os empresários ligados ao ramo hoteleiro e restauração reclamarem por maior segurança dos turistas e melhor iluminação pública, o que no entender dos investidores vem matando o destino num local emblemático e Património Mundial da Humanidade.
No fim, os empresários ficaram satisfeitos com a visita do governante cabo-verdianos e, em ambos os casos, o Ministro José Gonçalves prometeu acções concretas nos próximos tempos para mitigar os problemas elencados, garantindo que neste momento o seu ministério está a trabalhar num “ritmo acelerado”, pois foi preciso tomar medidas de fundo e corrigir situações que estavam formatadas de forma diferente.
Em parceria com as Câmaras Municipais, com a Electra, direcção-geral de Energia, Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, IEFP, mas também com os Ministérios da Agricultura e Ambiente e da Administração Interna irá ser feito um trabalho aturado para apresentarem soluções concretas que traduzam na melhoria dos negócios e possa criar mais oportunidades, riqueza e emprego.
Os Municípios da Praia, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo serão os próximos a receberem a visita do Ministro da Economia e Emprego.