O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, conferiu posse aos Membros da Comissão Nacional de Farmacovigilância (CNFV), esta na manhã, 30 de setembro.
O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, conferiu posse aos Membros da Comissão Nacional de Farmacovigilância (CNFV), esta na manhã, 30 de setembro.
Na sua intervenção, o ministro adiantou que Cabo Verde tem dado passos importantes e consistentes em matéria de Farmacovigilância, entretanto, acredita que para funcione na sua plenitude é preciso comprometimento e integração.
“Comprometimento e integração entre o paciente, médico, farmacêutico, profissionais da Saúde, indústria farmacêutica, hospitais para notificar e reportar a Entidade Reguladora Independente de Saúde, os efeitos adversos e problemas relacionados ao uso dos medicamentos”, frisou o Ministro.
Para Arlindo do Rosário, apesar da importância e da existência das legislações vigentes, nesta matéria “é preciso que continuemos a trabalhar para que a incorporação da farmacovigilância na rotina da vigilância sanitária, dos profissionais de saúde, dos utentes dos serviços de saúde, se torne um instrumento efetivo para a promoção e proteção da saúde pública”.
Por fim, concluiu o governante, na certeza de que a equipa ora empossada, assumirá esta importante missão com profissionalismo, rigor técnico e científico ao serviço da criação de um ambiente terapêutico cada vez melhor, com medicamentos mais seguros, eficazes e de melhor qualidade para a população.
A CNFV é o órgão consultivo do SNF em matéria de farmacovigilância, com funções de assessoria e emissão de pareceres técnico-científicos sobre questões de segurança, eficácia e qualidade.