A nova embaixadora de Timor-Leste para Cabo Verde e residente em Portugal, Maria da Paixão Costa, foi recebida esta tarde pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, e após o encontro falou à comunicação social sobre o teor da conversa com o Chefe do governo tendo manifestado a sua determinação em ajudar a reforçar a cooperação entre os dois países. Entre os principais pontos desta cooperação a embaixadora realça a formação dos recursos humanos em que o seu país conta com o contributo de Cabo Verde nesta matéria.
Apesar dos recursos financeiros e naturais que Timor-Leste possui, sendo um país produtor de petróleo, trata-se de um país que muito recentemente conseguiu a sua independência da Indonésia, daí haver fortes necessidades de formar quadros qualificados para a sua afirmação e desenvolvimento.
Daí a diplomata timorense “enfatizar” este aspecto da cooperação que quer desenvolver com Cabo Verde, seja no quadro das relações bilaterais ou no âmbito da Comunidade dos Países de Língua oficial Portuguesa (CPLP).
Ela recorda a Cimeira da CPLP em Díli o ano passado, em que teriam assinado um memorando de entendimento para desenvolver um acordo de cooperação em termos de formação de recursos humanos ao nível da CPPL, mas também com Cabo verde. “Eu quero envidar os esforços para que esse acordo seja implementado o mais rápido possível”, frisa.
Esta é a primeira visita da diplomata ao Primeiro-Ministro Neves, sendo que está em Cabo Verde precisamente para apresentar-se às autoridades cabo-verdianas, tendo recentemente apresentado as suas credenciais ao presidente da República.
Ainda que esteja sediada em Portugal, a embaixadora promete um contacto próximo e constante com Cabo Verde, seja através dos meios de comunicação ao dispor neste “mundo globalizado” ou através da embaixada de Cabo verde em Portugal com a qual diz haver uma boa relação de colaboração.