A nova unidade dessalinizadora, a ser instalada dentro de um ano, segundo o PCA da Electra, Antão Fortes, irá resolver de vez os problemas de água no maior centro urbano do país, sendo que terá uma capacidade de produção de 5 mil metros cúbicos de água.
Essas novas condições irão proporcionar, também, maior segurança e qualidade no abastecimento, para além de maior quantidade de água, segundo o PCA da Electra. Inclusive, já foi assinado um contrato, no início deste mês, com uma empresa espanhola para a sua implementação, no âmbito da Cooperação com a Espanha.
Até lá, as duas novas unidades instaladas nesta quinta-feira, irão resolver muitos das dificuldades de acesso a água potável na cidade da Praia. As duas unidades dessalinizadoras, cujos custos globais rondam os cento e trinta e dois milhões e setecentos mil contos cabo-verdianos, financiados pela Electra e pelo Governo, vão garantir um aumento da capacidade de produção de água em 48 por cento e melhor serviço à população da cidade da Praia.
Um investimento de aproximadamente 132 milhões e 700 mil contos, financiados pelo Governo directamente ou através da Electra, as duas novas dessalinizadoras vão permitir aumentar a capacidade actual de produção de água potável, através da dessalinização da água do mar, em 48% a capacidade anterior ao funcionamento dessas novas unidades.
Os dois equipamentos têm a capacidade de produção de 1.200 m3 de água por dia, adicionados á capacidade que já existia, de 5 mil m3 do indispensável líquido. Uma óptima noticia para os bairros com mais dificuldades de acesso ao precioso líquido, tais como Lém Ferreira, Achadinha, Calabaceira, Castelão, Ponta d´Água, Paiol e outros.
É que as duas dessalinizadoras permitirão, segundo o Chefe do Governo, José Maria Neves, aumentar não só a quantidade de água distribuída a essas localidades, como também aumentar significativamente sua qualidade.
Participaram do acto de inauguração dessas duas novas unidades, a Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho e o Secretário de Estado da Economia, Humberto Brito, entre outras figuras governamentais, diplomáticas e da sociedade.
No domingo, 24 de Maio, o Primeiro-Ministro participará da inauguração da nova unidade dessalinizadora do Concelho de Santa Cruz, no interior de Santiago e, às 10 horas de sábado, 23, preside a inauguração da nova estrada asfaltada que liga a Praia à Baía de São Francisco.