Em apenas dois anos, mais do que recuperamos a quebra de crescimento registada em 2020, graças às medidas de protecção, recuperação e relançamento da economia implementadas pelo governo. A economia continuou a crescer em 2023 e 2024, com estabilidade macroeconómica, redução do desemprego e da pobreza.
A economia cabo-verdiana cresceu 7,3% em 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em reacção a esses dados, o Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva, escreveu na sua página no facebook, o seguinte:
A economia cresceu 7,3% em 2024.
De 2008 a 2015, durante a governação do PAICV, o crescimento médio anual do PIB foi de 1%.
No nosso primeiro mandato, relançamos o crescimento da economia colocando-o em 6,9% em 2019, mesmo em contexto de secas severas.
No nosso segundo mandato, as consequências da crise económica mundial provocadas pela pandemia da COVID-19, provocaram uma quebra forte e abrupta da nossa economia colocando-a na pior recessão vivida pelo país (-20,8% em 2020).
Em apenas dois anos, mais do que recuperamos a quebra de crescimento registada em 2020, graças às medidas de protecção, recuperação e relançamento da economia implementadas pelo governo.
A economia continuou a crescer em 2023 e 2024, com estabilidade macroeconómica, redução do desemprego e da pobreza.
O crescimento de 2024 é uma boa Marca. A economia precisa de duplicar o seu potencial de crescimento para que os impactos sejam mais fortes e duráveis sobre o emprego, o rendimento e a redução da pobreza. É nesse sentido que estamos a trabalhar para uma economia mais diversificada com forte impulso no turismo (mais diversificado), na economia digital e na economia azul”.