Notícias

e-Gov: Declaração de Malabo recomenda maior cooperação e partilha de boas práticas entre os países da CPLP

Reforçar e incentivar a partilha de modelos de governação eletrónica nos Estados membros que possam ser adotados e recomendados numa dimensão comunitária foram uma das principais conclusões do IV encontro dos Pontos Focais da Governação Eletrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que estiveram reunidos em Malabo, Guiné Equatorial, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016.

No âmbito da Partilha de avanços nacionais, a declaração de Malabo destaca a disponibilidade do Brasil em compartilhar práticas inovadoras de participação social via Internet disponibilizadas pelo portal “Participa.br” e a  disponibilidade de Cabo Verde para,  através do site www.nosi.cv, promover todos os seus serviços e a sua experiência ao nível da implementação da Governação Eletrónica, particularmente a sua plataforma proprietária Integrated Government Resource Management (IGRP), desenvolvida e aperfeiçoada durante os últimos 15 anos em Cabo Verde, permitindo assim aos países da CPLP saltar uma etapa do desenvolvimento de aplicativos e-Gov.

Cabo Verde compromete-se ainda em ministrar formação básica e avançada em IGRP, permitindo aos demais países membros o auto-desenvolvimento de aplicativos de governação electrónica adaptados às realidades específicas de cada país.

A V Conferência da CPLP de Governação Eletrónica terão lugar em novembro de 2017, em Estado membro a ser designado pelo Comité de Concertação Permanente (CCP).

Link: http://www.nosi.cv/index.php/noticias/item/96-e-gov-declaracao-de-malabo-recomenda-maior-cooperacao-e-partilha-de-boas-praticas-entre-os-paises-da-cplp