Notícias

Durão Barroso vê um Cabo Verde avançado e “virado para o futuro” Cabo Verde

No segundo e último dia da sua visita a Cabo Verde, o Presidente foi visitar as instalações e conhecer os projectos do Núcleo operacional para a Sociedade de informação (NOSI), tendo-se revelado bastante impressionado com o que viu e ouviu, considerando que o país está “virado para o futuro” e no que tange às novas tecnologias de informação, em muitos aspectos está  à frente, inclusive, dos países europeus. Num balanço da sua estada ao arquipélago, Barroso considerou que a Parceria entre o País e a União Europeia é, de facto, “especialíssima” e que muito já se fez, mas “muito mais poderá ser feito”.

No final da sua visita ao NOSI, o Presidente da Comissão Europeia teceu algumas breves considerações aos microfones e câmaras do PMTV e em jeito de balanço considerou ter sido esta uma visita “cheia de conteúdo e de emoção”.

Isto, explica, não só por tudo de bom que constatou sobre o processo de desenvolvimento dessas Ilhas, e em que, frisa, a EU tem parte importante como um dos grandes parceiros, senão “o maior parceiro de Cabo Verde em todo esse processo, como também pelo “grande respeito e carinho” que tem por este país.  Mais uma vez afirma que Cabo Verde “é um modelo para a África”.

“Vejo que Cabo Verde tem conseguido, através da consolidação da sua democracia, através de uma aposta forte no desenvolvimento sustentável, superar condições de partida que não eram, de maneira nenhuma, as mais favoráveis, tem conseguido índices bastantes elevados de desenvolvimento económico e social. E é por isso, com muita honra e muita emoção que aqui me encontro”, completa, salientando também todo o contributo da EU. “Nós somos o principal parceiro externo de Cabo verde e queremos, com certeza, continuar (com a parceria).

Sobre a Parceria Especial, o representante europeu constata uma grande evolução, sendo que “muito já se fez”, ao mesmo tempo que, acredita, “há muito potencial ainda a explorar” e que “muito mais poderá ainda ser feito

Sobre o que viu e ouviu na sua passagem pelo NOSI, considera que “mostra um Cabo Verde virado para o futuro e em alguns aspectos mais avançado mesmo, em termos de soluções informáticas. Mais avançado que alguns países europeus, também porque, às vezes, quando chega-se mais tarde consegue-se fazer melhor”.

A promoção da sociedade da informação serão, inclusive, um dos aspectos importantes da Parceria entre Cabo Verde e a EU, com as tecnologias de informação e comunicação à disposição das relações exteriores. Veja ainda a reportagem no canal YouTube PMTV ou ainda no Facebook oficial do PM.