O Reino de Marrocos, através do Conselheiro Adil Khlifi realizou, hoje, 23 de janeiro, uma doação de medicamentos Oncológicos ao Ministério da Saúde de Cabo Verde, através da Ministra Filomena Gonçalves.
Durante a cerimónia, a Ministra da Saúde, expressou a gratidão destacando a importância dessa colaboração bilateral. ” Este gesto magnânimo não é apenas um ato de solidariedade, mas um claro testemunho da cooperação fraterna que une nossos países”, afirmou.
Filomena Gonçalves enfatizou a relevância desses medicamentos de alto custo, essenciais para o desenvolvimento social e económico, reduzindo o impacto da doença e aumentando a produtividade nacional. “Os medicamentos oncológicos são cruciais para o progresso do país. A doação reflete nossa parceria sólida e duradoura com o Reino de Marrocos”, acrescentou.
A Governante, destacou que a doação contribuirá para reduzir evacuações, permitindo que os pacientes recebam tratamento em seus ambientes familiares. “Sabemos que as evacuações, além dos custos monetários, têm custos sociais. Estamos trabalhando para que nossos pacientes possam estar em seus habitats, junto de seus familiares, promovendo uma recuperação mais eficaz”, enfatizou.
Filomena Gonçalves ressaltou, ainda, que todo o tratamento oncológico em Cabo Verde é gratuito, independentemente do seu custo. Reconhecendo o elevado número de doentes oncológicos, chamando a atenção para a importância da deteção precoce. “Devemos dar atenção aos diferentes estágios da doença. Temos um número preocupante de pacientes com diagnóstico em estágio avançado, reforçando a necessidade de consultas, exames de rotina, rastreios e hábitos saudáveis de vida”, destacou.
A ministra revelou que Cabo Verde está desenvolvendo capacidades e estudos científicos para entender melhor as especificidades e tendências das doenças no país. Com a colaboração de parceiros como Marrocos, acredita que estarão mais capacitados para responder às necessidades, enfrentando o desafio global da doença oncológica.
Por seu turno, o Conselheiro Adil Khlifi salientou a importância dessa cooperação bilateral e agradeceu a oportunidade de reforçar os laços entre os dois países. “Esta doação representa outro momento especial de cooperação bilateral. É uma oportunidade que criamos para exaltar a solidariedade ativa entre nossos dois países”, disse.
Essa doação reforça o compromisso conjunto de promover o acesso equitativo e gratuito aos cuidados de saúde, independentemente das condições socioeconómicas ou culturais dos cidadãos, alinhando-se aos objetivos de saúde e medicamentos do país.