Celebramos 15 anos da Parceria Especial Cabo Verde / União Europeia. Parabéns à nossa parceria especial.
Gostaria de agradecer as mensagens da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e da Comissária Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen.
Em nome do povo de Cabo Verde, reconhecemos a distinção e a excelência das relações com a UE.
Sabemos o quanto tem sido árdua a tarefa de presidir a Comissão Europeia nestes tempos de crises. O facto de participarem neste evento comemorativo, é uma demonstração de elevado interesse nas relações entre a União Europeia e Cabo Verde. Muito obrigado.
Gostaria de reconhecer o elevado interesse por Cabo Verde demonstrado pelos antigos Presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso e Jean Claude Junker. Cabo Verde guarda no coração a vossa amizade.
Uma saudação especial aos euro-deputados e diretores gerais da Comissão Europeia, os antigos e os atuais, que tiveram e têm um papel muito importante na parceria especial Cabo Verde / UE.
As relações de Cabo Verde com a UE são privilegiadas. Este Evento é a expressão do elevado interesse estratégico que ambos, Cabo Verde e UE, colocamos nas nossas relações.
A UE é o espaço económico, tecnológico e científico desenvolvido mais próximo de Cabo Verde em termos de localização e de intensidade de relações económicas.
Uma parte importante das nossas comunidades emigradas está na Europa. Representam várias gerações, muitos com dupla nacionalidade. Representam cultura, economia, conhecimento, notoriedade e influencia externa do país.
Turismo, comércio internacional e investimento direto estrangeiro são maioritariamente realizados com países europeus.
A nossa moeda, o escudo, tem uma paridade fixa face ao euro, desde 1998.
Partilhamos valores e princípios da liberdade, democracia, boa governança e respeito pelos direitos humanos.
Estas razões cimentaram as condições que permitiram uma Parceria Especial que hoje celebramos.
Temos com a UE não só relações de cooperação para o desenvolvimento. São laços de cultura construídos ao longo de séculos, é a diáspora secular, são relações de comércio, de investimentos, de turismo, de conhecimento, ciência, tecnologia que se desenvolvem ao nível dos cidadãos, das empresas, das universidades e das ONG’s.
A Parceria Estratégica celebrada em 2007, é um ponto alto. Uma vontade comum que tem contribuído muito para o processo de desenvolvimento de Cabo Verde a nível da boa governança, da segurança e estabilidade, do reforço do capital institucional, da sociedade de conhecimento, da inclusão e coesão social e da economia.
A Parceria para a Mobilidade reforçada com o Acordo para a simplificação das regras relativas a vistos é um outro marco importante nas relações especiais com a UE.
O Sistema de Preferências Generalizadas para a facilitação da entrada de produtos de Cabo Verde na UE é importante para a economia cabo-verdiana.
Melhoramos o Acordo de Pesca em 2019, e podemos melhorar ainda mais o próximo acordo.
Todos nós temos vivido períodos muito conturbados de crises graves provocadas pelas mudanças climáticas, pela pandemia e, mais recentemente pela invasão da Rússia à Ucrânia.
De 2017 a 2021, Cabo Verde foi fustigado por secas severas, as piores dos últimos 40 anos. A UE deu resposta rápida a um apoio extraordinário para o Programa de Mitigação das Secas e dos Maus Anos Agrícolas.
Gostaria de reconhecer a pronta resposta da UE e de países europeus a nível bilateral no apoio a Cabo Verde no combate à pandemia da COVID 19. A disponibilização de vacinas em tempo e em quantidade, foi determinante para o sucesso desse combate que ainda continua.
A invasão da Rússia à Ucrânia abriu mais uma crise grave. Estamos neste país a mais de 6.000 km da Ucrânia e sofremos os impactos da escalada inflacionista sobre a economia e o rendimento dos cabo-verdianos deteriorados pela inflação.
A condenação de Cabo Verde à invasão russa é clara e inequívoca.
As crises reforçaram o sentido e a urgência das nossas prioridades para o desenvolvimento sustentável:
São prioridades e desafios que queremos realizar e ganhar com o reforço da nossa parceria especial para tornar Cabo Verde mais resiliente e com uma economia mais diversificada.
As nossas especificidades enquanto país de diáspora, pequeno estado insular em desenvolvimento e inserido na Macaronésia e com uma localização geo estratégica entre o continente africano, a Europa, o Brasil e os EUA devem ser valorizadas como fatores distintivos nas nossas relações de parceria e de alianças para o desenvolvimento sustentável, para o investimento e as transações económicas e para a defesa e segurança.
Termino augurando votos de um bom Evento de Alto Nível Cabo Verde / União Europeia.