ODirector Geral da Organização Oeste Africana da Saúde, OOAS, Plácido Monteiro Cardoso, iniciou nesta sexta – feira, 03, uma visita oficial de três dias a Cabo Verde. Durante a manhã de hoje, reuniu-se com a Ministra – adjunta e da Saúde, Cristina Fontes onde foram articuladas ideias que poderão suscitar futuras parcerias entre o Ministério de Saúde cabo-verdiano e a Organização Oeste Africana da Saúde, para melhorar, de forma significativa, a qualidade da gestão dos sistemas de saúde e de prestação de cuidados.
Segundo Plácido Cardoso, apesar do pouco apoio que CV tem recebido da OOAS, o arquipélago apresenta um perfil epidemiológico diferente em relação aos outros países membros, por estar num patamar bastante elevado a nível de qualidade de saúde. O director geral da OOAS revelou ainda, na sequência da análise feita do quadro sanitário do país e ao encontro dos desafios do Governo, que Cabo Verde poderá através do desenvolvimento e do apoio às políticas integradas de saúde, ser apoiado pela Organização Oeste Africana da Saúde.
A Ministra manifestou o interesse em trabalhar junto da organização e aceitou apresentar na próxima assembleia os ganhos conseguidos a nível da saúde em Cabo Verde, como forma de estimular os outros membros. Ficou acordado que Cabo Verde será o palco da próxima Assembleia de OOAS.
Ainda hoje, o Director Geral da Organização Oeste Africana da Saúde encontrou-se com o Director do Centro de Formação Médica Especializada da CPLP, com o Bastonário da Ordem dos Médicos, o Presidente do Centro Nacional do Desenvolvimento Sanitário e com o Coordenador da Célula da CEDEAO em CV.
Para amanhã está agendada uma visita às instalações do NOSI (Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação e um encontro com a Presidente da Associação de Enfermagem de Cabo Verde, Enfermeira Maria Luísa Teixeira.