Durante a sua estada em Cabo Verde Ibrahim Mayaki será recebido pelas autoridades Cabo-verdianas e, sob a égide do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o mesmo proferirá uma palestra no dia 13, às 10:30 horas, na Sala de Conferência do MNE, subordinado ao tema "NEPAD AGENCY STRATEGIC DIRECTION: 2010-2013 Facilitating the Delivery of High Quality Programmes and Projects to Promote Africa's Development and Regional Integration".
A NEPAD é um quadro estratégico de política e um programa de desenvolvimento socioeconómico da União Africana (UA). A visão do NEPAD é a de erradicar a pobreza e colocar os países na rota do crescimento e desenvolvimento e, ao mesmo tempo, participar activamente na economia mundial.
Esta Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), criada em Julho de 2001, durante a 37.ª Cimeira da Organização da Unidade Africana, é um compromisso dos líderes africanos, baseado numa visão comum e numa convicção firme e partilhada em erradicar a pobreza e colocar os países africanos, quer individual quer colectivamente, na senda do desenvolvimento.
O programa é concebido pelos africanos e para África, com um empenho renovado em relação à paz e democracia e uma boa governação política, económica e empresarial, como condição prévia para um desenvolvimento sustentável.
As prioridades sectoriais do desenvolvimento incluem investimentos avultados em infra-estruturas (energia, transportes, abastecimento de água e saneamento básico) e procura resolver problemas relativos à saúde, educação, agricultura, ambiente e desigualdade de géneros.