O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, presidiu nesta quarta-feira, 16 de agosto, a tomada de posse do diplomata Hércules Cruz, como novo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cabo Verde para França que prometeu todo seu empenhamento para equacionar os problemas enfrentados pela comunidade cabo-verdiana residente em França.
“Não acredito em homens ou mulheres providenciais. É preciso disponibilizar e dar-lhes não só a oportunidade, mas também meios para a ação. Pediu mais condições da parte dos serviços centrais para tornar os serviços consulares num serviço eficiente capaz de responder as preocupações dos nossos conterrâneos em França e trabalhar com determinação para poder dar respostas aos anseios do Governo e reforçar a cooperação bilateral e atrair investimentos privados Francês para Cabo Verde”, enfatizou Hércules Cruz.
Por seu lado, o chefe da Diplomacia Cabo-verdiana, Luís Filipe Tavares, afirmou que o novo embaixador terá todo apoio e engajamento do Governo para melhor cumprir a sua missão e adiantou que este é um compromisso firme que terá tradução no próximo orçamento de Estado, para 2018 e que todas as medidas estão sendo tomadas com coragem, audácia e sentido de responsabilidade para tornar a Embaixada de Cabo Verde em Paris capaz de prestar um serviço de excelência e qualidade.
Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, resolver os problemas por que passam as comunidades cabo-verdianas, particularmente em França, é uma das primeiras prioridades do Governo.
“O novo embaixador vai ter uma missão importante” porque vai representar Cabo Verde junto de um país importante da União Europeia, organização com a qual Cabo Verde está empenhado em reforçar a cooperação”.
De recordar que Hércules Cruz, 57 anos, é diplomata de carreira e vinha ultimamente a desempenhar, de forma interina, as funções de cônsul em Boston. O mesmo já foi encarregado de negócios na Alemanha e nos ultimos tempos desempenhou as funções de Diretor de Serviços de Assuntos Jurídicos e Tratados.