“O próximo Fórum terá um Embaixador e o seu nome é Dino D’Santiago”, anunciou o Ministro de Estado e responsável pela pasta da Juventude, Fernando Elísio Freire, na cerimónia de encerramento do I Fórum Nacional da Juventude, no âmbito da iniciativa Youth Connekt Cabo Verde, que aconteceu no último sábado, 19 de outubro, na Academia Jotamont, em Mindelo.
“O próximo Fórum terá um Embaixador e o seu nome é Dino D’Santiago”, anunciou o Ministro de Estado e responsável pela pasta da Juventude, Fernando Elísio Freire, na cerimónia de encerramento do I Fórum Nacional da Juventude, no âmbito da iniciativa Youth Connekt Cabo Verde, que aconteceu no último sábado, 19 de outubro, na Academia Jotamont, em Mindelo.
O Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministro, Fernando Elísio Freire, explicou que Dino d’Santiago representa aquilo que é Cabo Verde. “Como ele bem disse: o cabo-verdiano que está em Boston, mas natural de Fajã de São Nicolau, pode falar inglês, mas só sente “a sua língua e o seu corpo” quando fala crioulo, a nossa língua, e Dino representa isso. Isso que é a cabo-verdiano, não termos o complexo de enfrentar o mundo, sabendo que somos crioulos e estamos preparados para sermos globais.”
Fernando Elísio Freire manifestou a intenção do Governo em institucionalizar o evento, realçando que “queremos que o Fórum Nacional da Juventude seja perene e que aconteça todos os anos, que a cada ano tenha melhores resultados, para que no final possamos dizer — não deixamos ninguém para trás”.
Em jeito de agradecimento a todos os intervenientes deste Fórum, Freire, começou pelos jovens, enfatizando que, “são vocês que, de Santo Antão a Brava e na nossa imensa diáspora, fazem-nos acreditar que um dia Cabo Verde será um país desenvolvido. São vocês que nos estão a ajudar a acreditar, todos os dias, que fazendo coisas certas nós iremos cumprir, juntos, os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e daqui a 20 anos, vocês serão os primeiros a dizer com orgulho: nós não deixamos ninguém para trás na nossa geração”.
Segundo o Ministro, aos governantes compete, acima de tudo, alargar as oportunidades, mostrar o caminho, mas sobretudo, fazer os jovens acreditarem que o nosso país tem futuro e que o futuro são os nossos jovens. E o lançamento do Youth Connekt Cabo Verde representa isso, destacou.
“Nem todos podem ser empreendedores, nem todos serão talentosos como o Dino d’Santiago, nem todos serão médicos, nem todos serão engenheiros (…), mas todos são cabo-verdianos de alma grande, que vão ajudar este país a crescer cada vez mais”, salientou Elísio Freire, para quem é a construção do nosso sonho, de igualar as oportunidades, que fará toda a diferença.
Neste quesito, lembrou que algumas medidas importantes estão a ser implementadas pelo Governo como o acesso gratuito à educação e à formação profissional a todas as pessoas com deficiência, o alargamento da gratuitidade do ensino até ao 10 ano de escolaridade e a aprovação da lei de cuidados.
Para Freire, devemos sempre estar focados. “Naturalmente que todos queremos sucessos, mas sucesso tem de ter ética e valores, e nós temos essa responsabilidade de mudar a forma como o nosso país e a emigração olha para o mundo”.
O Ministro defende que Cabo Verde tem de continuar a ser um país aberto ao mundo, um país global e respeitar a sua história. “Nós fomos forjados no cruzamento dos povos, pela África, Europa, América e pelo mundo (…) é este cabo-verdiano do mundo que tem de fazer Cabo Verde se afirmar no mundo”, frisou.
Os agradecimentos foram ainda dirigidos ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) pela parceria na efetivação do Fórum e pela forma engajada como está a trabalhar com o Governo.
De realçar que o I Fórum Nacional da Juventude, no âmbito da iniciativa Youth Connekt Cabo Verde, decorreu de 17 a 19 de outubro, na Academia Jotamont, em Mindelo — São Vicente, sob o lema “Preparar os jovens para o Mercado Global”.