"Neste momento o processo de Recenseamento Eleitoral Geral no Estrangeiro decorre com segurança e normalidade em oito países, nomeadamente nos Estados Unidos da América, Portugal, Holanda, Senegal, Espanha, França, São Tomé e Príncipe, Angola", garantiu Lívio Lopes, acrescentando que ainda esta semana, entre 07 a 09 de Setembro, entrará em funcionamento mais duas Comissões de Recenseamento Eleitoral, nomeadamente as CREs da Itália, do Luxemburgo e da Guiné-bissau, o que significa dizer que são agora 11Comissões de Recenseamento Eleitoral em activo".
O processo deve iniciar até o dia 15 de Setembro em, pelo menos, 15 CREs, conforme compromisso assumido na reunião do dia 23 de Agosto com os Partidos Políticos. Isto, tendo em conta que mais cinco Comissões de Recenseamento iniciarão com o processo de formação dos agentes e operadores de kits, ainda no decurso desta semana, designadamente Suécia, Suíça, Alemanha e Brasil e Argentina.
O Ministro da Administração Interna acredita que, tendo em conta a dinâmica do REGE é bastante positiva em vários países, "existe a possibilidade, de até o término do processo – 26 de Novembro de 2010, ultrapassarmos a meta estabelecida em mais de 30%, o que será, sem dúvida, um ganho inquestionável".
"Não obstante aos avanços alcançados até agora, o processo do REGE tem defrontado, como é natural, com alguns constrangimentos cujas responsabilidades não podem ser imputadas ao Ministério da Administração Interna, como são os casos conhecidos da Bélgica e do Reino Unido que aguardam por uma nova deliberação parlamentar, frisou o Ministro.
Todavia, Lívio Lopes, ciente desses embaraços assegura que o Governo tem tomado as diligências necessárias para uma efectiva solução dos mesmos.
Para mais informações veja o texto da conferncia_de_imprensa_-_balano_1_ms_rege