Notícias

Dia Nacional do Médico: Carreira médica vai ser o foco do Governo nos próximos tempos

Comemorou-se nesta terça-feira, 17 de janeiro, o Dia Nacional do Médico. O Governo, representado pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, no ato central de celebração da efeméride, avançou que a carreira médica vai ser o seu foco nos próximos tempos, pois “temos de valorizar o médico que exerce uma profissão transcendental reconhecida pela sociedade e que o seu trabalho joga com a vida e com a morte”.

Dia_do_Médico.jpg

Fernando Elísio Freire que presidiu o ato das comemorações do Dia Nacional do Médico, adiantou, em declarações à imprensa, que o Governo está empenhado em melhorar as condições em que trabalham os médicos e fazer com que a classe seja efetivamente respeitada, que se afirme na sociedade cabo-verdiana, enquadrado numa política nacional de saúde que seja justa, inclusiva, solidária, eficaz e efetiva.

De entre as melhorias, indicou a valorização dos profissionais de saúde com capacitação, motivação e melhor enquadramento na gestão do Sistema Nacional da Saúde, com a implementação dos respetivos estatutos.

Para o Governante, devemos sentir-nos orgulhosos com a trajetória já efetuada, tendo realçado os ganhos alcançados nos últimos anos visíveis a todos os níveis: nos cuidados primários de saúde, nas infraestruturas, nos recursos humanos e na telemedicina.

Mas, ainda assim, prosseguiu o Ministro, o Sistema Nacional de Saúde vive alguns dilemas a serem vencidos e há desafios a traçar, justificando que o SNS tem que ser mais ousado em termos de recursos humanos e na distribuição equitativa dos recursos existentes.

Para isso, a aposta do Governo será num sistema de saúde universal, justa acessível, solidária, equitativa e eficaz, ao serviço das pessoas. Neste sentido, irá ser reorganizado e requalificado o serviço Nacional de Saúde; instalar centros de saúde de primeiro nível em todas as ilhas onde não haja hospital central ou regional; apostar ma institucionalização do Médico de família e na saúde familiar.

A redução do tempo de espera nas consultas e acesso aos meios de diagnóstico, principalmente, de especialidades, bem como criar entidade reguladora da saúde, a integração efetiva do sector privado no SNS e a melhoria da política farmacêutica com foco no medicamento são outros propósitos do Governo para o setor da saúde.

O Bastonário da Ordem dos Médicos presente no ato de celebração da efeméride, Daniel Silves Ferreira, realçou no seu discurso que a carreira médica é um instrumento fundamental para a defesa da dignidade da classe. “O mérito e a superação profissional não podem ser descurados quando se quer discutir seriamente um documento da importância do estatuto da carreira médica”, concluiu.

Na cerimónia de comemoração do Dia Nacional do Médico foi, também, realizado uma conferencia subordinada ao tema “Medicina: entre a ciência e valores humanistas” e procedeu-se ao empossamento dos membros das Comissões Especializadas, das Comissões Executivas dos Colégios da especialidade e da Comissão de acompanhamento e apoio ao curso de medicina da Universidade de Cabo Verde.