O protocolo de cooperação ora assinado vai durar dois anos (2007/2008), e tem como objectivo principal a promoção e a divulgação de actividades culturais no domínio do Teatro, comprometendo-se a Associação Mindelact a: garantir a participação de, pelo menos, dez grupos nacionais no festival anual do teatro; promover seis acções de formação; garantir, no mínimo, a representação de quatro países diferentes, das zonas lusófonas e francófonas, no referido festival; atribuir o Prémio de Mérito Teatral; manter em funcionamento o Centro de Documentação e Investigação Teatral; continuar a editar a colecção «Dramaturgia Nacional»; e participar nas comemorações do dia Nacional da Cultura, em 2007.
Por seu lado, o Ministério da Cultura vai dar um patrocínio de um milhão de escudos (sendo quinhentos mil escudos em 2007 e quinhentos mil escudos em 2008), como ainda vai facilitar ao Mindelact o uso de espaços disponíveis no Centro Cultural do Mindelo.
O acto da assinatura contou com a presença de artistas e de várias individualidades do mundo da arte e da política, no Mindelo.
Ainda no decorrer do evento, o Ministro da Cultura entregou o Prémio de Mérito Teatral 2006, ao jovem César Fortes, técnico de iluminação do Festival Mindelact. O referido prémio foi recebido pela mãe do premiado, devido à ausência do mesmo.
Recorde-se que o 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, foi instituído em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, da UNESCO, e é assinalado, todos os anos, com actividades ligadas ao mundo do Teatro.