Notícias

Dia Mundial de Doação de Sangue ato central presidido pela Ministra da Saúde

Ocorreu na manhã de hoje, 14 de junho, no Hospital Dr. Agostinho Neto, uma cerimónia que marcou o Dia Mundial de Doação de Sangue que hoje se assinala, sob o lema “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado doadores de sangue!” A cerimónia que contou com a presença da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, onde esta representa uma oportunidade de agradecer aos doadores de sangue que de forma altruísta tem salvado muitas vidas proporcionando esperança a muitas famílias.

Filomena Gonçalves enalteceu na sua mensagem os impactos da doação de sangue na vida de pessoas, famílias e comunidades e ainda ajudam o Sistema Nacional de Saúde a garantir resposta necessárias e oportunas através de transfusão seguras e de qualidade quando necessário.

Para além de, em nome próprio e em nome do governo agradecer aos doadores, a Ministra reconheceu que o Programa de Transfusão de Sangue tem conseguido ganhos importantes com a implementação de sistemas mais eficientes de coleta e armazenamento, campanhas de sensibilização que tem aumentado o número de doadores. No entanto reconheceu também que ainda persistem desafios como a necessidade de aumentar a capacidade de infraestruturas bem como o aumento progressivo do número de doadores voluntários.

A Ministra apelou assim, a todos que podem a se tornarem doadores de sangue regulares, considerando ser crucial promover a cultura de doação de sangue regular entre os jovens e o público em geral.

Enquadrada nas atividades, para assinalar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hospital Universitário Agostinho Neto, através do Serviço do Banco de Sangue, realiza um leque de atividades para celebrar o 20º aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue, com o propósito de aumentar a conscientização sobre a importância da dádiva de sangue voluntária.

Este ano o lema “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado doadores de sangue!” tem como um dos objetivos principais agradecer e reconhecer os milhões de doadores voluntários de sangue que contribuíram para a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo, assim como incentivar novas doações para salvar vidas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é assinalado todos os anos a 14 de junho, desde 2005, data esta instituída através da resolução WHA5B.13, em maio de 2005, durante a 58ª Assembleia Mundial da Saúde, com os ministros da saúde de todos os países, onde fizeram uma declaração unânime de compromisso e apoio à doação de sangue voluntária como um evento anual.