Assinala-se no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, este ano celebrado sob o lema “Nós Podemos, Eu Posso” (lançado em 2016 como parte de uma campanha de três anos para maximizar o alcance e o impacto) com o objetivo de reflectir sobre esta enfermidade, que vem afectando pessoas de diferentes faixas etárias.
A doença está a tornar-se rapidamente num dos principais problemas de saúde na Região Africana da OMS e no mundo em geral, são necessárias intervenções para a sua prevenção, deteção precose, tratamento e acompanhamento. Actualmente, muitos dos casos podem ser prevenidos mediante a adopção de estilos de vida saudável e rastreios preventivos.
Neste sentido, o Hospital Agostinho Neto, para assinalar a data, realiza uma formação intitulada a “Atualização de cancro de estomago e esófago” ministrada pelos Médicos cabo-verdianos e pelo Professor Doutor Lúcio Lara Santos, especialista em cirurgia Oncológica do IPO-Porto. A formação decorre hoje e amanhã no referido Hospital.
O ato central das comemorações acontece amanhã, 4, naquele estabelicimento de Saúde.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra o Cancro.
Também pretende-se com esta data, sensibilizar a população que, de forma colectiva ou individual, todos nós, podemos contribuir para a redução do impacto do cancro nos indivíduos, famílias e comunidades.