O Dia Internacional do Enfermeiro – que se assinala a 12 de Maio este ano sob o lema “Uma voz para a liderança – Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com este temapretende-se demonstrar que o desempenho do enfermeiros ajudam a alcançar os ODS.
Trata- se de uma oportunidade, em primeiro lugar de dar a conhecer os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), debatendo a liderança em enfermagem e de refletir sobre a sua carreira em Cabo Verde.
Por ocasião do Dia, o Ministério da Saúde e da Segurança Social na pessoa do seu Ministro aproveita para felicitar todos os enfermeiros de Cabo Verde, mas também reforçar o compromisso e o empenho do Ministério junto do Governo no sentido de trabalhar afincadamente os estatutos e carreira dos Enfermeiros, sua concretização, numa perspetiva que permite a sua progressão na carreira e que sejam reconhecidos pelo importante papel que desempenham no sistema do desenvolvimento da saúde.
De relembrar que ganhos estão sendo conseguidos para as carreiras técnicas dos colaboradores do Ministério, nomeadamente, com a recente aprovação do Projeto do Decreto-Lei que aprova o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do pessoal que integra a carreira médica e que brevemente será a vez o da carreira dos enfermeiros.
Nunca é demais recordar o papel incontornável dos enfermeiros junto dos serviços da saúde, demonstrando competência, altruísmo e dedicação no desempenho desta nobre profissão.
Recorde-se que o Dia Internacional do Enfermeiro foi instituído pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN) a 12 de maio, data do aniversário do nascimento de Florence Nightingale, a «mãe» da Enfermagem moderna.