Notícias

Dia Internacional das Alfândegas: “Temos que mudar a qualidade de serviço prestado pela Alfândega de Cabo Verde” – Ministro das Finanças

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu hoje é preciso mudar a qualidade do serviço das Alfândegas de Cabo Verde e adaptá-la ao novo contexto económico do país.

“Temos que olhar para a qualidade de serviço que as Alfândegas presta. Temos que melhorar e melhorar radicalmente. O contexto mudou e as Alfândegas têm que se enquadrar às novas exigências. Cabo Verde mudou muito, o contexto económico mudou a nível internacional e há aqui uma exigência nova em relação às Alfandegas. Com este novo contexto temos de cobrar mais impostos, mas simultaneamente temos que promover as empresas, prestar melhor serviço aos contribuintes, e isso demanda das Alfandegas uma atitude diferente no seu funcionamento”, afirmou o Ministro durante o encontro que manteve no final desta tarde com os funcionários da Alfândega da Praia, no quadro da comemoração do Dia Internacional das Alfândegas, que se celebra hoje, 26 de janeiro um pouco por todo o mundo.

Olavo Correia afirmou que, para se alcançar essa mudança que ser quer, a Direção Nacional das Receitas do Estado vai criar todas as condições “para que os funcionários possam prestar esse serviço de qualidade, fixar um tempo máximo para o desembaraço alfandegário em cada estância aduaneira, e que todo o desembaraço seja feito num quadro de transparência. Tudo iremos fazer para que a instituição funcione melhor e queremos contar com o vosso engajamento”, referiu o Ministro.