“Comemora-se o dia Internacional das Alfândegas, subordinado ao lema, estabelecido pela Organização Mundial das Alfândega, ‘Acompanhar a nova geração: promover a partilha de conhecimentos e reforçar o orgulho da profissão aduaneira’.
Um dia que será dedicado aos esforços da administração aduaneira, para apoiar os funcionários aduaneiros, no futuro, incentivando a partilha de conhecimento e de experiências, mas também o fortalecimento do sentimento de pertença a comunidade aduaneira.
Temos desafios a vencer ao nível da administração pública cabo-verdiana. Desafios que se colocam às Alfandegas e a toda administração tributária.
Primeiro, temos o desafio da interoperabilidade ao nível das orgânicas de toda máquina pública. Temos de ser responsivos e transformativos.
É tempo de desmaterializar, digitalizar e mudar a forma de fazermos as coisas.
Precisamos de uma máquina tributária eficiente que aposte no profissionalismo, na ética e transparência da gestão da coisa pública e trabalharmos na perceção da transparência. Temos de ser, responsivos e transformativos, que combate as situações de abusos e corrupções e que atue na prevenção para melhor ajudar as pessoas e empresas no desembaraço das suas mercadorias no tempo certo, sem burocracias.
Temos todas as condições para avançarmos para a criação de uma Autoridade Tributária por forma a dotarmos a administração tributária de melhores condições de funcionamento, de celeridade e mais eficiente, porque precisamos mobilizar mais recursos endógenos.
Estudos já foram feitos, em, breve estaremos a levar ao Conselho de Ministros a proposta para a criação dessa Autoridade.
A máquina Fiscal tem estado a fazer um bom trabalho, resultado do engajamento dos colaboradores que fazem parte da administração tributária cabo-verdiana.
Mas queremos ir ainda mais longe, fazer das Alfândegas, e toda administração tributária, instituição de excelência em Cabo Verde. Muito se tem feito neste sentido, mas podemos melhorar ainda mais para fazermos face aos desafios importantes com o qual o país está confrontado” – 𝐕𝐢𝐜𝐞 𝐏𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨-𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨, 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐞 𝐝𝐨 𝐅𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐄𝐜𝐨𝐧𝐨𝐦𝐢𝐚 𝐃𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥.