O evento que contará com a participação de 200 jovens das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santiago e Fogo, tem como finalidade "chamar a atenção da sociedade civil, para a valorização das iniciativas anónimas que os jovens vêm realizando e, simultaneamente de enfatizar o papel que estes apresentam como agentes de transformação social", disse Zélia Rodrigues, coordenadora do projecto de Voluntariado.
Sidónio Monteiro, que se desloca na sexta-feira, 24 de Abril, à ilha de Santo Antão, para presidir a cerimónia oficial da inauguração do Estádio Municipal do Porto Novo, a ter lugar sábado, 25 pelas 14 horas, irá presidir o acto de encerramento do primeiro Fórum Regional, a ter lugar em Paul, Santo Antão, nos dias 24, 25 e 26 de Abril.
Neste evento participarão cerca de 100 jovens das duas ilhas do norte do país, respectivamente São Vicente e Santo Antão. Enquanto a segunda decorre em São Domingos e contará também com a participação de uma centena de jovens das ilhas de Santiago e Fogo de 8 à 10 do próximo mês de Maio.
Ainda conforme avança a coordenadora, este encontro servirá para proporcionar aos jovens voluntários, um espaço de reflexão e de debate no tocante aos problemas que mais afectam as suas comunidades no processo de desenvolvimento, além de traçar estratégias de intervenção conjunta face aos problemas identificados.
O referido evento, que é comemorado em mais de 120 países da comunidade juvenil, vai ser desenvolvida em colaboração com as Nações Unidas, Direcção Geral de Juventude/centros da Juventude, ONGs, ligas das associações juvenis, associações de estudantes, associações comunitárias, universitários, grupos desportivos e todas as entidades promotoras do voluntariado em Cabo Verde.
Recorda-se que o dia Global do Voluntariado Jovem começou a ser celebrado em Cabo Verde no ano transacto, e decorreu com a realização de várias actividades como: Campanhas de Informação e Sensibilização, Doação de Sangue, Campanhas de Limpeza, Campanhas de Exposições e Promoção dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, tarde cultural, intercâmbio juvenil, feira de informação, palestras, entre outras acções desenvolvido pelos jovens voluntários.