Notícias

DGP co-preside a recepção do navio de formação “INTERMARES”

O navio espanhol "INTERMARES" estará, de 7 a 23 de Julho, em S. Vicente, com o objectivo de ministrar vários cursos de formação aos diferentes técnicos cabo-verdianos, no âmbito dos estreitos laços de cooperação existentes entre Cabo Verde e o Reino de Espanha e da estratégia do Governo para a capacitação dos intervenientes ligados ao sector das pescas.

Neste primeira viagem do navio, os cursos a ministrar serão o de "Segurança no Mar" e o de "Técnicas de Pesca e de Transformação de Produtos de Pesca.

Contudo, o navio está equipado para ministrar cursos de oceanografia, de investigação pesqueira, de normas higio-sanitárias para as embarcações pesqueiras, de formação de inspectores, de observadores de pesca e de técnicas de salvamento no mar.

Esta primeira viagem servirá como âncora, para estabelecer protocolos para a vinda a Cabo Verde de outras missões, visando a formação de profissionais das pescas de Cabo Verde.

O Navio "INTERMARES" tem cerca de 79,20 Metros de comprimento, uma Autonomia de 20.000 milhas (aproximadamente 45-50 dias no mar), salas para acções de formação, conferências, laboratórios, embarcação auxiliar, piscina interior para práticas de "submarinismo" e capacidade para atingir uma velocidade máxima de 16 nós.

Realce-se que o navio vai acolher a 40 cabo-verdianos do âmbito do sector pesqueiro, estudantes do ISECMAR e funcionários de diversas instituições, como o INDP e o IMP.

O navio INTERMARES vai realizar também práticas reais de pesca com o seu barco auxiliar, com a devida autorização e seguimento da Direcção-Geral das Pescas.