De referir que a Mostra de Jovens Criadores da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa é um evento que decorre das Bienais de Jovens Criadores que já tiveram lugar em Cabo Verde, Portugal e Moçambique e é promovido com o objectivo de fortalecer a cooperação entre ministérios, municípios, instituições e associações culturais do espaço lusófono, para a promoção da criatividade da juventude e de intercâmbios internacionais.
Nos termos do artigo 2.º do Regulamento da referida Mostra, a selecção dos participantes é feita por júris locais e nacionais através da abertura de um concurso.
A Direcção Geral da Juventude realizou um concurso, nos meses de Janeiro e Fevereiro, onde jovens de todo o país apresentaram seus trabalhos, através dos Centros da Juventude, que seguiram para a Direcção Geral da Juventude e foram avaliados por um grupo de júris competentes, formado por especialistas de cada área, onde saíram 16 jovens que irão representar Cabo Verde em Lisboa.
O concurso contempla sete Áreas Artísticas como sejam: Artes Visuais (Artes Plásticas, Fotografia, Instalação, Performance, Vídeo Arte, Banda Desenhada, Cyber Arte); Artes Aplicadas (Design Gráfico, Joalharia, Moda); Literatura (Prosa, Poesia); Música; Espectáculo Dança; Imagens em Movimento (Cinema, Vídeo, Animação).
Os concorrentes são jovens artistas não profissionais, com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, que apresentaram obras originais.
Da lista dos jovens cabo-verdianos a participar na Mostra em Lisboa, constam: – Na área da Música – Éder Xavier, Adriel Pires e Nimma Silva (Cidade da Praia); Sandro Barros e Dany dos Santos (ilha do Sal); – Artes Aplicadas/Design Gráfico e Joalharia – Saulo Montrond (Fogo) e Lígia Duzenta (S. Vicente); Espectáculo/Dança – Milena Tavares, Euclides Rodrigues, Sónia Rodrigues, Anderson Andrade e Ilton Rodrigues (Porto Novo); – Literatura – Fábio Vieira (ilha do Fogo); Artes Plásticas/Pintura e Artesanato – Filomeno Rodrigues (Praia) e Lourdes Fontes (Fogo); Teatro – Sabino