O Atelier destina-se a professores – coordenadores das áreas curriculares, da Praia, São Domingos e S.Vicente, que vão experimentar este novo desenho curricular. Será, ainda, orientado por técnicos da DGAEA, assistidos por uma equipa de professores de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia da Universidade de Cabo Verde.
Segundo uma nota da DGAEA, o novo Desenho Curricular de Educação Geral de Adultos está assente em 4 competências básicas definidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Organização Internacional do Trabalho (OIT): actuar autonomamente, usar ferramentas interactivamente, actuar em grupos heterogéneos e competência laboral ou profissional.
O novo Desenho Curricular focaliza-se em 4 áreas curriculares a saber: Conhecimento (Natureza e Tecnologia); Comunicação (Língua e Literatura); Cidadania (Ética e Sociedade); Emprego (Formação para Emprego), 22 Habilidades e 177 critérios de avaliação.
A combinação da modalidade presencial com a modalidade de ensino à distância, é uma das características do novo desenho curricular, associadas às tecnologias de Informação e Comunicação, tornando a educação e formação de adultos mais acessível, flexível, económico e de melhor qualidade.
Para a elaboração do desenho curricular, constituiu-se uma equipa de trabalho multidisciplinar formada por técnicos do Ministério da Educação e Ensino Superior, do Ministério da Qualificação e Emprego e da Fundação Rádio ECCA.