Notícias

Desporto: Governo e Câmaras Municipais continuam alinhados na construção da mudança de paradigma no setor

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou, na última sexta-feira, 05 de abril, que o Governo e as câmaras municipais devem continuar alinhados no caminho da construção do paradigma de um desporto diferente que se quer para Cabo Verde.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou, na última sexta-feira, 05 de abril, que o Governo e as câmaras municipais devem continuar alinhados no caminho da construção do paradigma de um desporto diferente que se quer para Cabo Verde.

A afirmação foi feita no encerramento do II Encontro de Vereadores do pelouro do Desporto que aconteceu no Concelho de Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, e que serviu para traçar linhas orientadoras e diretrizes para a política desportiva nacional como, por exemplo, o ordenamento das cidades com a criação de espaços para a prática desportiva e a criação de infraestruturas desportivas de qualidade, para que surjam mais talentos e o país tenha condições de organizar grande eventos desportivos.

“Desenvolver o desporto exige um grande investimento de base, que passa pela generalização da atividade física”, salientou o Ministro que deu o exemplo de que quando um cabo-verdiano pratica a atividade física vai se despertar pelo desporto e, a partir daí, através dos centros de alto rendimento desportivo e do conjunto de legislações já existentes, o mesmo poderá ser transformado num atleta de alta competição.

Fernando Elísio Freire disse que podem contar com um Governo consciente e persistente, mas que é preciso também muito trabalho, talento e determinação do atleta para conseguir atingir o seu objetivo.

E é neste sentido que sustentou o titular da pasta do Desporto dirigindo-se aos Vereadores do Desporto e alguns autarcas presentes no encontro, “devemos continuar neste caminho para continuar a construir este paradigma de um desporto diferente que queremos para Cabo Verde”.

O Ministro avançou que há um grande trabalho que está a ser incrementado e desenvolvido de uma forma muito consistente. Neste, referiu-se à criação da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) como um exemplo de que Cabo Verde quer ser um país credível, pois “para apresentarmos ao mundo a nossa capacidade temos que ter instituições que transmitam confiança para demonstrar que temos condições para organizar eventos”.

“Aos municípios vamos continuar esse trabalho juntos a desenvolver o setor do desporto de uma forma muito mais concertada, de permitir o acesso à atividade física e mudar o foco para o cidadão iniciar o processo de atividade física, permitir que nas cidades o ordenamento seja feito pensado em espaços para a prática de atividades desportivas e que as infraestruturas desportivas tenham qualidade”, reiterou.

Fernando Elísio Freire realçou que o foco do Governo e dos municípios deve ser no sentido de permitir que todos façam a atividade física para a saúde e pelos valores do desporto.

Durante o II Encontro dos Vereadores do Pelouro do Desporto sob o lema “Município: Um pilar do Desenvolvimento do Desporto” foram apresentados e debatidos temas sobre “modelos de padronização, rentabilização e requalificação das infraestruturas desportivas, empoderamento e sustentabilidade do associativismo desportivo, bem como contributos para melhoria das políticas municipais na área de Atividade Física”.

Dos debates saíram algumas recomendações como o investimento em escolas de formação pelos clubes federados e associações desportivas para a sua sustentabilidade, gestão mista entre estas e as câmaras municipais no que toca à gestão e rentabilização das infraestruturas desportivas, além de consciencialização da população sobre a importância da prática desportiva como meio de transmitir valores, entre outros.