Notícias

Desporto: Cuba vai cooperar com Cabo Verde na materialização do Programa do Governo

“Há total disponibilidade do Governo Cubano em cooperar e fazer parcerias com o Governo cabo-verdiano, no sentido da materialização do Programa do Governo”, ressaltou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que, de regresso da visita que efetuou à Cuba na última semana fez, esta manhã de quarta-feira, 23 de novembro, um balanço da visita que considerou extremamente positiva e que conseguiu superar as expectativas em relação aos objetivos iniciais preconizados.

balanço_Cuba_site.jpg

Enquanto resultados, o Ministro avançou a afetação, de imediato, de um professor de Educação Física e Desporto, especialista em taekwondo em parceria com a federação cabo-verdiana da modalidade, no sentido de materializar o desenvolvimento desta modalidade olímpica em Cabo Verde.

Durante a visita foi, igualmente, acertada a vinda a Cabo Verde de um Metodólogo de Educação Física e Desporto para colaborar com o Ministério do Desporto na montagem do Centro de Alto Rendimento, tendo lembrado o titular da pasta do Desporto que um dos grandes objetivos do Governo é a criação de dois Centros (um na Praia e outro em S. Vicente).

“Este metodólogo tem amplos conhecimentos na área do Atletismo e na planificação e coordenação de treinos específicos”, salientou Fernando Elísio Freire, tendo anunciado que o Centro de Alto Rendimento a ser instalado no Estádio Nacional vai iniciar com o atletismo como modalidade piloto.

Cabo Vede irá contar, também, com a vinda de um professor de Educação Física com conhecimentos na preparação, elaboração e implementação de projetos de atividade física e saúde nas comunidades para as famílias. Segundo o Ministro, o propósito é criar um amplo programa de Atividade Física, para permitir o desporto para todos, em todas as localidades e para todas as idades.

A participação das seleções nacionais, essencialmente, de desportos individuais, nas bases de treinos cubanos com vista a preparação dos atletas e treinadores cabo-verdianos para grandes competições internacionais e continentais foi outra questão assente durante a visita.

“Acertamos também com o governo cubano a formação ou cursos sobre informação desportiva e grandes competições desportivas, bem como cursos de especialização para professores de Educação Física em diversas modalidades (de seis meses a um ano), através da Universidade Cubana” avançou.

Os referidos cursos serão destinados a professores que graduarão em Cabo Verde na área do desporto e posteriormente fariam a especialização em Cuba em várias modalidades, nomeadamente individuais ou coletivas, nos ramos de gestão desportiva, administração, ou outros afins do setor.