Já é conhecida a data para o descerramento da placa do novo nome dado ao aeoporto da Praia, Aeroporto Internacional Nelson Mandela, em homenagem ao grande líder sul-africano, um dos maiores símbolos da luta pela liberdade, igualdade e dos Direitos Humanos, considerado uma das maiores figuras do século XX. Uma forma que o Governo encontrou, também, de celebrar o Dia da África.
O dia 25 de Maio assinala o Dia da África e a forma que Cabo Verde encontrou de comemorar a data e que melhor forma de celebrar a data do que com o a cerimónia de descerramento da placa do Aeroporto Nélson Mandela, na cidade da Praia.
A marcação da data do referido evento foi confirmada hoje, 23 de Maio de 2012, pelo Primeiro-Ministro, aos dirigentes da Associação Pró-Praia numa audiência concedida pelo Chefe do Governo À referida associação, sendo que este foi um dos vários temas em discussão no referido encontro.
Em declarações à imprensa, após o encontro, o porta-voz da associação, José Costa de Pina, avançou a notícia que lhes foi dada pelo Primeiro-Ministro. Instado a comentar a decisão do Governo que em tempos chegou a causar alguma polémica, este afirma ser Nélson Mandela uma figura inquestionável e que cai no agrado da maioria dos cabo-verdianos “e dos praienses em particular”.
Entretanto, De Pina comenta que a forma como o Governo tomou essa decisão é que não foi do agrado de alguns e que terá, inclusive, dividido as opiniões dos membros da associação a que pertence.
“Há pessoas que entendem que os nomes para os aeroportos deviam ser sempre nacionais”, argumenta aquele dirigente associativo”, sendo que na opinião do Primeiro-Ministro não tem de ser necessariamente assim, tendo o Chefe do executivo citado o exemplo do Aeroporto João Paulo II nos Açores, figura que, assim como Nélson Mandela transcende as fronteiras dos países e nacionalidades e deve ser celebrada por toda a humanidade. Aliás, é esta a razão que estará na tomada de decisão do Governo que com este gesto, quis celebrar o homem e a lenda, Nélson Mandela, para além de assinalar a abertura do país para o mundo e para os valores positivos da humanidade.
Tudo aponta para uma cerimónia simples mas que o Governo quer, com toda a dignidade que Nélson Mandela merece.
Para além deste, outros assuntos abordados, conforme testemunho de José Costa de Pina, com o Primeiro-Ministro foram a do abastecimento de água e energia, com o PM a explicar os projectos juntamente com a Alemanha para responder definitivamente a esta problemática, e os projectos em curso da ampliação e modernização do porto da Praia e da pista do aeoporto , etc.
Outra questão importante foi a manifestação de 1 de Junho próximo em que a Associação diz não ter definido uma posição e nem a sua participação no citado evento, tendo, entretanto, referido sobre a importância do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que está a ser apresentado pelo Governo e discutido com os parceiros sociais. Sobre isso, De Pina sublinha se tratar de “um instrumento fundamental” para a melhoria das condições dos trabalhadores da função Pública.
A acompanhar José Costa de Pina nesta reunião com o Chefe do Executivo foram o presidente da Pró-Praia, Alcides Oliveira e Bela Aguiar, membro de direcção.