Notícias

Deputados do Parlamento Europeu empenhados na livre circulação de cabo-verdianos para a Europa

A deputada do Parlamento Europeu, Ana Gomes disse à imprensa que a União Europeia tem interesse na agilização do processo da livre circulação de Cabo-verdianos pela Europa e enfatizou que a concretização do processo trará benefícios para os dois lados. Ana Gomes defendeu ainda que “a liberalização tem e deve ser reciproca”. A deputada do Parlamento Europeu fez estas declarações instantes depois de ser recebida, esta terça-feira, pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, em representação do Governo de Cabo Verde.

 “Estamos empenhados, atentos e em interação com as outras instituições”, enfatizou a deputada realçando que o Parlamento Europeu está a acompanhar o trabalho de casa que está a ser feito pelo Governo de Cabo Verde em matéria da livre circulação de cabo-verdianos na Europa.

Realçou neste sentido que o dossier da liberalização de vistos tem muito a ver com as garantias de segurança, no qual destacou a adoção dos passaportes biométricos e que no seu entender “pode ser decisivo” para que este processo “se concretize mais rapidamente, como queremos”, realçou.

Esta delegação liderada pelo deputado inglês Charles Tannock está no país a convite do Parlamento Cabo-verdiano e representa os 27 membros do Parlamento Europeu que já integram o grupo de amigos de Cabo Verde. Além da deputada Ana Gomes (portuguesa) faz ainda parte da delegação, o deputado búlgaro Andrey Kobatchev. De realçar que é uma representação trans-partidária. A missão desloca-se hoje às ilhas de São Vicente e ainda visitará os projetos financiados pela União Europeia na ilha de Santo Antão.