Notícias

Démis Lobo Almeida inicia ciclo de visitas aos órgãos de comunicação pública com auscultação à classe

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo, cumpriu, nesta terça-feira, 30 de Setembro, a sua agenda de trabalho, iniciando um ciclo de visitas aos órgãos públicos de comunicação social para, entre outros aspectos, conhecer a “casa”, auscultar as dificuldades que enfrentam, tomar pulso à classe, bem como avaliar as medidas que se impõe. A deslocação aos mídia, segundo o governante, marca o início de uma nova fase e testemunha a disponibilidade e abertura de diálogo entre o Governo e todos os órgãos de comunicação social do país.

demis lobo RTC1Logo pela manhã Démis Lobo iniciou a sua visita ao Conselho Administrativo e trabalhadores da RTC, inteirando-se do funcionamento desta empresa. À tarde deslocou-se à Inforpress, à Rádio Nacional e à TCV. O Ministrou ouviu do Presidente do Conselho de Administração da RTC as múltiplas dificuldades que este órgão enfrenta, em termos de funcionamento, as dívidas da empresa bem como a situação dos recursos humanos. Situação semelhante foi também testemunhada nos restantes órgãos por que passou.

Démis Lobo inteira-se da situação da RTC

À saída da RTC onde foi abordado pela imprensa, Démis Lobo afirmou que, com o briefing realizado com o Presidente do Conselho da Administração da RTC, inteirou-se da situação económico-financeira da empresa, dos recursos humanos e de um conjunto de outras informações, para depois serem avaliadas as medidas necessárias que serão feitas a nível da comunicação social em Cabo Verde.

 

Sem, entrar em pormenores relacionadas à situação socio-económica da empresa RTC, o referido Ministro sublinhou que a situação da empresa é “séria” mas, referiu, “anotamos as que se prendem com os desafios da gestão financeira e dos recursos humanos, assim como a aposta na especialização dos profissionais da comunicação social”.

 

“A mensagem que gostaria de passar é a de que, como já dizia um grande dirigente desse país, a salvação é colectiva, a responsabilidade não é apenas do Conselho da Administração, mas também partilhada com os trabalhadores da empresa. Gostaríamos de, no seu devido momento, ter uma conversa muito aberta e muito franca com os trabalhadores, no sentido de explorarmos a coresponsabilidade de cada um para o sucesso da empresa”.

demis lobo RTC12Démis Lobo apontou ainda, que a solução da dívida é fundamental para que se possa ter níveis mais aceitáveis da gestão da empresa. “O que estou a dizer é que a responsabilidade do estado da empresa não é exclusivamente do Conselho da Administração, que tem uma alta responsabilidade em definição da política empresarial, mas também de todos os trabalhadores da empresa.

 

A propósito, o Governante prometeu um diálogo aberto e sincero com os trabalhadores, com as associações sindicais representativas da classe, tendo em vista encontrar soluções suficientemente debatidas e consensualizadas com a classe, melhorar a concertação e a participação dos trabalhadores na vida da empresa.

Fusão da inforpress e RTC “é uma hipótese”

No final da visita à Agência Cabo-verdiana de Noticias – INFOPRPRESS, após se reunir com o Conselho da Administração, Démis Lobo respondeu a uma série de questões relacionadas com a fusão da Rádio Televisão Cabo-verdiana com a INFORPRESS, dizendo que o Governo está a avaliar a hipótese dessa fusão, mas o que se quer neste momento – disse- é dialogar com os sujeitos da comunicação social para tomar uma posição e uma decisão final”.

 

Para o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, o objectivo desta visita é fazer o diagnóstico da Inforpress e os desafios que se colocam à Agência, tendo em vista “angariar o máximo de subsídios que possam definir o processo de estruturação da comunicação social pública em Cabo Verde”.

 

Apesar de confirmar que o processo da reestruturação destas duas empresa está em curso, Démis Lobo disse que o Governo quer encontrar uma posição final que possa colher a compreensão da classe jornalística cabo-verdiana e de todos.

demis lobo RTC3Neste momento, segundo informou, existe um conjunto de propostas que estão sobre a mesa, para que aconteça essa fusão empresarial com garantia da total independência editorial das duas empresas de comunicação social e garantia também que, a nível da Inforpress, serão proporcionadas a todas as empresas da comunicação social igualdade de oportunidades em termos de acesso à informação.

 

Démis Lobo prometeu aos jornalistas uma “grande abertura e disponibilidade” para com os Órgãos de Comunicação Social no sentido de diálogo uma vez que, considera, “os profissionais da comunicação social fazem parte da minha equipa ministerial. As reformas que se impõem ao sector só podem ser feitas com a participação e com a compreensão da classe”, disse.

 

Refira-se que esta é a primeira visita de Démis Lobo Almeida aos Órgãos de Comunicação Social pública, depois da tomada de posse que aconteceu há cerca de uma semana.