Está em Cabo Verde até ao próximo dia 26 de Janeiro uma delegação do Environmental Protection Agency-EPA para realizar encontros com autoridades nacionais ligadas ao sector de água e saneamento e partilhar a sua experiência em trabalhar com fundos rotativos estatais destinados ao financiamento de infraestruturas do sector água e saneamento.
Na sequência, será realizado na próxima quarta feira, 25 de Janeiro, no Ministério da Agricultura e Ambiente, um workshop de partilha de informações com as autoridades nacionais.
No âmbito do Projecto Água, Saneamento e Higiene do segundo Compacto do Millennium Challenge Account – Cabo Verde foi criado o Fundo de Água e Saneamento – FASA como mecanismo de financiamento de infraestruturas do sector. Após 3 anos da implementação desse mecanismo, o Governo de Cabo Verde pretende criar um Fundo Sectorial para água e saneamento, tomando em conta a experiência de implementação do FASA, mas também outras formas de financiar e operar esse fundo.
Nesta óptica, o Millennium Challenge Corporation (MCC), estabeleceu uma parceria com o EPA, no sentido de prestar assistência técnica às instituições nacionais no estabelecimento de um fundo sectorial para água e saneamento.