Chega ao país, no próximo dia 18 de Janeiro, uma delegação empresarial de Macau, chefiada pela Directora Adjunta do Gabinete de Ligação do Governo Central na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Senhora Gao Yan, para sondar oportunidades de negócios, sobretudo na vertente turística.
Este foi um dos temas da conversa entre o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, e o recém-apontado embaixador da China em Cabo Verde, o Senhor Su Jian, num momento em que os dois países procuram reforçar as relações político-diplomáticas, sobretudo no que concerne à vertente económico–comercial, neste caso a partir de Macau que tem funcionado como uma importante plataforma de ligação entre a China e os Países de língua portuguesa, Cabo Verde em particular. De acordo com o embaixador, há o interesse desses empresários ainda em áreas como a pesca, a construção civil e do comércio.
Su Jian que efectuava o seu primeiro encontro oficial com José Maria Neves, desde a sua chegada à sensivelmente dois meses, salientou que é objectivo da embaixada contribuir para o reforço das relações económico-empresariais entre Cabo Verde e China, sendo esta referida missão empresarial chinesa um importante passo nesse sentido.
”Discutimos sobre novas formas, novas ideias para a nossa cooperação no ano de 2013 e o Primeiro-Ministro está muito satisfeito com o percurso da nossa cooperação bilateral…”, deu conta o diplomata chinês que acrescenta ainda que é possível avançar em novas áreas como o turismo, economia marítima, tecnologia, informática e energias renováveis.
Áreas que começam a ganhar forte impulso, sobretudo após a terceira e última visita do Chefe do Governo cabo-verdiano à república Popular da China no ano passado. Um exemplo é a forte parceria entre o NOSI e a gigante chinesa Huawei e que resultou, entre outros, no projecto do Centro tecnológico em construção junto ao antigo aeroporto.
Sobre o montante de mais de 63 milhões de dólares de empréstimos contratualizados entre o governo chinês e o Governo das Ilhas, aquando da visita de Neves àquele país, o embaixador afirma que já está a ser aplicada em vários projectos, nomeadamente em “Casa para todos”, a reconstrução do Palácio da Presidência, assim como o Governo chinês assumiu o financiamento da obra do acesso e ligação do Estádio Nacional à via principal, outro fruto desta profícua e intensa cooperação entre dois povos amigos.
Voltando à delegação que deverá chegar de Macau no dia 18 e permanecerá no país até o dia 21 de Janeiro, fazem parte deste grupo ainda o Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Senhor Tam Pak Yuen e o Secretario Geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países da Língua Portuguesa (PLP), cujo Secretariado Permanente está sedeado em Macau. Para além de Santiago, a delegação deverá visitar ainda a ilha do Sal para se inteirarem melhor das oportunidades de negócio e da realidade cabo-verdiana.