Além de estreitar as relações entre as cidades do Mindelo e Shenzhen, a missão desta delegação tem como propósito seguir o processo de geminação com a cidade do Mindelo e reforçar o interesse em organizar sessões de promoção de investimento em Cabo Verde na cidade de Shenzhen.
De acordo com uma nota do Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade (MECC), Shenzhen é uma das maiores cidades da China e serve, perfeitamente, a aposta feita para Cabo Verde e para São Vicente, em particular, cuja pretensão é ser uma das cinco zonas económicas chinesas em África. Por isso, acrescenta a nota, com esta missão espera-se que Shenzhen possa apoiar a pretensão de Cabo Verde junto das autoridades centrais chinesas. E é por isso, aliás, que o Governo de Cabo Verde apoiou o projecto de geminação Shenzhen – S. Vicente cujo acto de assinatura acontece amanhã, sábado, no quadro desta missão do governo de Shenzhen ao nosso país.
Do programa de visita desta delegação constam, entre outros, uma visita de cortesia ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, Crescimento e Competitividade, uma sessão de trabalho na Cabo Verde Investimentos, uma visita à NOSI, para fazer um apanhado geral da experiência do E-Gov em Cabo Verde e dar a conhecer o projecto com a HUAWEI (umas das maiores empresas de High Tech de Shenzhen). Da parte chinesa dar a conhecer as políticas e estratégias que fez de Shenzhen umas das cidades mais avançadas do mundo em Tecnologias de ponta.
Shenzhen é uma cidade situada a sul da China e há 27 anos atrás era uma pequena aldeia com apenas três mil habitantes. Na altura a cidade tinha três mil km2 e um PIB de 90 milhões de yuans. Hoje com os seus 8,4 milhões de habitantes, 700.000 km² e 560 milhões de PIB e é uma das maiores cidades da China e do mundo. É a maior cidade exportadora do mundo, tem a posição de Plataforma de Desenvolvimento do Delta das Pérolas e serve de modelo da internacionalização da economia chinesa.