Durante a sua estada em Cabo Verde a missão do Fundo Global trabalhará com a Instância Nacional de Coordenação, entidade integrada por representantes de diversos serviços do Estado, de organizações da sociedade civil e do Sistema das Nações Unidas, e a coordenadora da luta contra o sida no quadro do Fundo Global, bem assim com o Secretariado Executivo do CCS / Sida e a Plataforma das ONG´s, na qualidade de recipiendários principais.
Importa esclarecer que os recipiendários principais são as instituições que assinarão o contrato com o Fundo Global e farão a gestão dos recursos disponibilizados. Por sua vez, os recipiendários principais assinarão contratos com outras organizações intervenientes no combate ao VIH / Sida e que são os recipiendários secundários.
De recordar que Cabo Verde concorreu à 8ª Ronda do Fundo Global tendo sido seleccionado para beneficiar de recursos necessários ao reforço da luta contra o VIH / Sida.
O Fundo Global de Luta Contra a SIDA, Tuberculose e Malária (The Global Fund), sediado em Genebra, foi criado com o objectivo de apoiar acções de controlo destas doenças nos países onde há maior incidência. Actualmente, o Fundo Global é o maior financiador internacional de projectos para estas enfermidades, dispondo de recursos da ordem de US$ 10 bilhões, destinados a cerca de 140 países ao redor do mundo.