Notícias

Delegação de Cabo Verde seguiu para as ilhas Canárias em missão de serviço

Já está no arquipélago das Canárias a delegação de Cabo Verde chefiada pela Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, que seguiu nesta manhã de terça-feira, 21, em missão de trabalho com o objectivo de delinear o MasterPlan do desenvolvimento da ilha do Fogo. A comitiva foi recebida pelo Primeiro-Ministro, antes de seguir viagem.

Delegação de Cabo Verde seguiu para as ilhas Canárias em missão de serviço1

Ulisses Correia e Silva desejou boa sorte à delegação da qual fazem parte os três presidentes das Câmaras municipais da ilha do Fogo, o Presidente do Parque Nacional do Fogo, dois jornalistas residentes e três membros da sociedade civil desta ilha vulcânica.

A comitiva chefiada pela Ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação e que integra uma arquitecta do Instituto Nacional de Gestão do Território, INGT, parte com a missão principal de inteirar-se do desenvolvimento de Lanzarote, também uma ilha de origem vulcânica.

“Lanzarote pode ser um bom exemplo e uma refência para planearmos estratégicamente o desenvolvimento económico da ilha do Fogo”, afirmou o Primeiro-Ministro. “Podemos potenciar muito mais o desenvolvimento da ilha do Fogo, desde que saibamos planear, organizar e ter de facto uma estratégia concertada para conseguirmos dar este salto qualitativo”, acrescentou o Chefe de Governo.

O Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, congratulou o Governo pela iniciativa de organizar esta missão às Canárias que resultará na assinatura de um protocolo de parceria entre as três câmaras municipais da ilha do Fogo e o governo local da ilha de Lanzarote.

“Penso que temos uma delegação bem representada. Levamos connosco um empresário da industria vinícola, um ex-professor e um mestre de obras, pessoas que, no diálogo com a sociedade civil, poderão ser elementos-chave, o que é muito importante para a sensibilização de todos em prol do planeamento e organização da nossa ilha”, disse Jorge Nogueira.

O autarca de São Filipe disse ainda que a intenção é “ver, ouvir, aprender e reproduzir” as boas práticas de Lanzarote. “Será uma experiência de extrema utilidade para nós no processo de desenvolvimento da ilha do Fogo”, partilhou reiterando que o contacto entre os três presidentes de Câmara da ilha, tem sido frequente e que já dispõem de programas em conjunto com o objectivo de promover a modernização da ilha.

De recordar que esta viagem de uma semana enquadra-se no âmbito da parceria existente entre o Governo das Canárias, a Câmara de Lanzarote e o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação.

Pela similitude entre a ilha de Lanzarote e a ilha do Fogo, esta missão às Canárias tem como principal objectivo conhecer a experiência de Lanzarote, a ilha mais oriental do arquipélago, e, em jeito de intercâmbio, apoderar da experiência do arquipélago das Canárias, procurando também hipóteses de financiamentos para projectos em curso e apoio técnico na definição do Master Plan da ilha do Fogo.