Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica – INMG, apontam para a intensificação da atividade sísmica na ilha Brava e que caso essa atividade se mantiver, eventualmente poderemos vir a ter uma erupção vulcânica nessa ilha e nas próximas horas.
Ontem foram registados inúmeros eventos sísmicos de baixa magnitude, sendo dois dos quais sentidos pela população por volta das 00h18, estando os epicentros localizados na interior da ilha da Brava nas encostas, entre e frente das localidade de Cova Joana e Benfica.
Com base nesses dados, o Primeiro-Ministro, decidiu pela criação de um Gabinete de Crise constituído pelos Ministros da Defesa, das Finanças, da Saúde, das Infraestruturas, da Agricultura e Ambiente e da Administração Interna que irão acompanhar o evoluir da situação de hora em hora e tomar todas as medidas que se impuseram.
Para a população, principalmente a da ilha Brava, recomenda-se calma, tranquilidade e estreita colaboração com a Câmara Municipal da Brava e com os Serviços da Proteção Civil que irá manter a população local informada do evoluir da situação.
Por precaução decidiu-se pela evacuação das populações entre Cova Joana e Benfica.
O Governo está a acompanhar de perto a situação e manterá a população corretamente e continuamente informado.