O Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, discursou hoje, 01 de maio, no Debate Geral da 57ª Comissão sobre População e Desenvolvimento, em Nova Iorque, onde destacou a necessidade premente de integrar a dinâmica populacional em todas as esferas de políticas e programas de desenvolvimento.
No debate, que ocorre de 30 de abril a 3 de maio, Freire enfatizou a interseção crucial entre população, crescimento econômico sustentado e desenvolvimento sustentável, ressaltando que o futuro das nações está intrinsecamente ligado à gestão eficaz de suas dinâmicas demográficas.
“Cabo Verde já assumiu esse desafio, reconhecendo que o crescimento econômico inclusivo, com empregos dignos, só será verdadeiramente eficaz se incorporarmos plenamente a dimensão populacional em nossas estratégias de desenvolvimento”, afirmou o Ministro.
Nesta linha, Fernando Elísio Freire destacou os esforços do país delineados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e na orientação para a Ambição 2030, refletindo o compromisso central com a maximização do dividendo demográfico.
Freire ressaltou a importância de criar um ambiente propício para a juventude, através do acesso à educação de qualidade, formação profissional e serviços de saúde como elementos essenciais para garantir empregos dignos e contribuir para a prosperidade compartilhada.
“Não podemos falhar com nossos jovens, pois falhar seria comprometer não apenas seu futuro, mas também o futuro da nossa nação”, salientou o Ministro.
Além disso, o Governante reconheceu a importância de políticas coordenadas e abrangentes para aproveitar plenamente os dividendos demográficos, incluindo medidas que promovam o planeamento familiar, melhorem a saúde materna e infantil, garantam uma educação de excelência para todos e estimulem o crescimento econômico inclusivo.
No entanto, Freire admitiu os desafios que o país enfrenta, especialmente diante da transição demográfica, e reiterou o compromisso de implementar políticas coerentes e sustentáveis para garantir um futuro próspero.
“O nosso objetivo para Cabo Verde é claro: transformar-se em um país que aproveita plenamente seu maior recurso – seu capital humano. Com os compromissos delineados hoje, o país está pavimentando o caminho para um futuro de prosperidade compartilhada o desenvolvimento sustentável, afirma o Ministro.