O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), formalizou hoje, 28 de setembro, o protocolo de parceria no valor de sete milhões de escudos (7.000.000$00), que configura a CVMóvel, pertencente ao grupo Cabo Verde Telecom, como parceiro Gold da Morabeza Festival Literário de Cabo Verde.
O protocolo, rubricado pelo MCIC, Abrão Vicente, e o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Cabo Verde Telecom, José Luís Livramento, no entender do Governante, faz a Morabeza Festival ter maior força, juntando aos parceiros privados.
“Estamos a apresentar um evento que é de política pública para a cultura, para a literatura, mas também um evento que tem um forte cariz privado e que mostra o engajamento e a sintonia do sector, para com as políticas públicas de promoção da cultura e para a cultura”, afirmou Abrão Vicente, realçando o compromisso da CVTelecom, através da CVMóvel, no engajamento “imediato” ao evento.
Segundo MCIC, a Morabeza surge como um evento internacional da literatura e dos autores cabo-verdianos, com uma “forte” ligação de Cabo Verde com a literatura do mundo, em especial o lusófono. “Este é o maior evento literário de toda a CPLP e Cabo Verde, deverá ter o orgulho de logo na primeira edição ter um evento que se expande por todos os países”, ressaltou.
O PCA da CV Telecom, José Luís Livramento, sublinhou a importância da cultura para Cabo Verde e a empresa que gere, realçando que a aliança a este evento, é uma forma de mostrar que estão engajados na promoção da cultura Cabo-verdiana.
“A nossa adesão a este ato, deve ser vista claramente como um comprometimento da Cabo Verde Telecom, no desenvolvimento nacional, naquilo que é o diálogo mais profundo, que é a salvaguarda da sua cultura e os seus diversos âmbitos. No fundo nós todos somos cultura. Daí que se pode perguntar porque é que a CVTelecom, neste caso a CVMóvel, tem uma forte adesão neste projecto. A resposta está dada: nós somos cultura, somos Cabo Verde. Estivemos ontem, estamos hoje e nada nos fará não estar no futuro e no desenvolvimento de Cabo Verde”, assegurou José Luís Livramento.
A Morabeza Festival Literário de Cabo Verde tem garantia anual, com presença de escritores nacionais e internacionais.
A este ano, o evento vai reunir os escritores renomados de Cabo Verde e da arena internacional, tais como o prémio Camões deste arquipélago, Arménio Vieira, Germano Almeida, Agualusa e Mia Couto.
Para além da literatura, o evento vai ter outras iniciativas culturais.