Notícias

CV participa na reunião da OOAS para a criação de uma rede de comunicadores da CEDEAO sobre questões da Saúde

Cabo Verde participou nos dias 24 e 25 de Outubro, em Abidjan, Côte d´Ivore, numa reunião para a criação de uma rede de comunicadores da CEDEAO sobre questões da Saúde, com objetivo de assegurar uma interatividade eficaz e perene entre os países e a OOAS.

Cote_divore.jpg

Durante os dois dias do encontro foram apresentados vários temas relevantes, para além da realização de trabalhos de grupo com o tema Criação e funcionamento da rede acima referida.

Neste evento ocorreu a designação de três membros de administração da rede representantes dos três setores linguísticos (anglo/ luso/franco fonia) e elegido o representante do Senegal para cargo de presidente.

Os membros da rede vão a partir de agora apoiar a organização de saúde da CEDEAO no engrandecimento da visibilidade das suas intervenções regulares de saúde pública.

Members of the network currently includes representatives from Ghana, Togo, Benin, Mali,The Gambia,Liberia, Guinea Bissau, Cote Divoire, Cape Verde, Sierra Leone with its elected president from Senegal.Os membros da rede incluem representantes de Gana, Togo, Benin, Mali, Gâmbia, Libéria, Guiné-Bissau, Côte d´Ivore, Cabo Verde, Serra Leoa com seu presidente eleito do Senegal.

Esta reunião aconteceu na sequência de um encontro de dois dias realizado em dezembro de 2015 com os responsáveis de informação e sensibilização com os profissionais de saúde dos ministérios da saúde dos países de CEDEAO, para estabelecer a base das ações comuns que vão permitir uma melhor circulação de informações relativas aos domínios de intervenção da OOAS nos países e reciprocamente uma disseminação de informação dos países membros com relação aos domínios prioritários da OOAS.  

Na mesma semana outro grupo em representação do país participou de 26 a 28 de outubro no II Fórum de Boas Práticas da CEDEAO em Saúde, Grand Bassam, Côte d´Ivore. Foram apresentados durante o fórum três exemplos de boas práticas de saúde nomeadamente a telemedicina, a lei da prescrição médica e o banco de leite humano.