Durante o ato central das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, que aconteceu nesta manhã, 01 de dezembro de 2016, na Praia, o Ministro da Saúde e Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, disse que o percurso feito até aqui, evidenciam ganhos importantes para Cabo Verde.
De acordo com o Ministro, os Cabo-verdianos estão, cada vez, melhor informados sobre a prevenção, controlo e combate a doença, verifica-se um maior engajamento e mobilização social, o acesso ao tratamento quase que duplicou nos últimos 5 anos, e a segurança transfusional é um dado adquirido, além dos resultados alcançados na prevenção da transmissão do VIH de mãe para o filho que apontam para uma perspetiva de eliminação da transmissão vertical, no horizonte 2020.
Entretanto, apesar dos ganhos alcançados, o país ainda enfrenta desafios importantes em matéria de luta contra a SIDA, nomeadamente na mobilização dos recursos necessários para a consolidação dos resultados. O Governo de cabo Verde assumiu que a estratégia recentemente adotada pelas Nações Unidas para a eliminação da transmissão de VIH, no horizonte de 2030 constitui um percurso inevitável para o país.
O Comité de Coordenação e Combate à Sida apelou ao engajamento de todos os parceiros nacionais e internacionais para a consolidação dos resultados já alcançados e efetivar novos avanços na luta contra o VIH.
O representante residente da Organização Mundial da Saúde, Dr. Mariano Salazar Castellon, aproveitou a cerimónia e entregou oficialmente ao Sr. Ministro da Saúde e Segurança Social a Estratégia Mundial do Sector Saúde contra o VIH 2016- 2021 e O Guia para o Autoteste e Notificação dos Parceiros.