O Primeiro-ministro considera estar em sintonia com a mensagem do Presidente da República em relação a uma governação mais inclusiva. De acordo com Ulisses Correia e Silva, “isso tem sido o compromisso, reiterado quer no Programa do Governo quer no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, que consiste em conseguir para além de um crescimento robusto, um crescimento inclusivo do ponto de vista social, para beneficiar as famílias com menos rendimento, e que em termos territoriais possa ter uma abrangência em todas as ilhas, de modo que possam também contribuir para um crescimento robusto e acelerado de Cabo Verde”.
Ulisses Correia e Silva falava aos jornalistas à margem da cerimónia dos cumprimentos de Ano Novo que decorreu esta manhã, 7 de janeiro, na Presidência da República. Saiba mais aqui.
Ainda sobre as perspetivas para 2019, o Chefe do Governo diz-se convicto de que os cabo-verdianos já estão a sentir melhorias nas suas vidas. Para Ulisses Correia e Silva, os dados demonstram que, efetivamente, o rendimento dos cabo-verdianos e das famílias tem aumentado, há programas ativos de inclusão social e de promoção de rendimento das famílias, especialmente as que não têm rendimento via empregos, nomeadamente o Programa de Rendimento Social de Inclusão, a implementação da gratuitidade no aceso ao ensino secundário até ao 10º ano, assim como a tarifa social de água.
“É um conjunto de medidas que acabam por mitigar o efeito sobre as famílias que têm 07 menores rendimentos. Portanto, estamos confiantes que o processo vai ser acelerado tendo em conta as medidas previstas no Orçamento do Estado para 2019”, sustentou Ulisses Correia e Silva
Em relação às manifestações, o Chefe do Executivo encara-as com tranquilidade e normais em democracia, pelo que o governo não se sente atingido com isso. “Aqueles que quiserem manifestarem-se, são livres de o fazer, desde que o façam nos termos da Lei e das regras da boa convivência democrática do país.
Sobre aos cumprimentos de Ano Novo, o Primeiro-ministro acompanhado por vários membros do governo, desejou ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, um Ano Novo próspero, cheio de saúde e felicidades, “que é o que nós todos almejamos”.
“Auguramos que no desempenho do alto cargo da nação cabo-verdiana se sinta cada vez mais motivado para trabalhar em prol do Cabo Verde que ambicionamos construir. Em nome do Governo, e na linha daquilo que temos desenvolvido e tem marcado esta legislatura, tudo iremos fazer para cumprir os nossos compromissos, tanto em termos de melhoria do emprego, de inclusão social, do desenvolvimento das nossas ilhas, entre outros compromissos estruturais que visam colocar o país num novo patamar de crescimento” assegurou, lembrando que não está no Governo para gerir facilidades, e sim para criar todas as condições de colocar Cabo Verde na era do desenvolvimento.
“2019 será um ano melhor para todos”, garantiu Ulisses Correia e Silva.