A Ministra Janine Lélis anuncia importantes reformas no setor de defesa, incluindo novos planos de formação e aumento da capacitação das Forças Armadas.
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, recebeu esta quarta-feira, 8 de janeiro de 2025, os cumprimentos de Ano Novo do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Monteiro, tendo na sua intervenção destacado todas as realizações extremamente importantes já implementadas no setor da defesa, bem como a visão estratégica que está subjacente a cada uma delas.
“Nós estamos, de facto, a trabalhar para uma verdadeira reforma. Coisas novas, inovadoras, desafiantes, que implicam, de facto, muita articulação e engajamento para que se possam alcançar esses resultados”, sublinhou a Ministra, assegurando que “a ambição é também ter Forças Armadas com um nível de capacitação que sirva a tudo o que seja essencial para o país”.
Para tal, é fundamental “um plano de formação geral com valências e competências a nível global das Forças Armadas, em que possamos encontrar todas as competências que são essenciais para qualquer situação de crise no país”.
Falou ainda no “poder aéreo” que está a ser introduzido com a nova aeronave e no trabalho que está a ser desenvolvido no sentido de esta ser considerada como uma aeronave do Estado, “exatamente para poder cumprir as missões que o Estado entender imputar”, esclarecendo que foi aprovado um novo Conceito Estratégico de Defesa que afirma que “o Estado deve fazer uso dual das suas capacidades”.
Reforçou, ainda, a necessidade de se trabalhar cada vez mais para que haja uma maior abertura das Forças Armadas em relação à sociedade, como demonstrado através de programas como o Soldado por um Dia e o Soldado Cidadão, que evidenciam a sua importância para o país.