Notícias

Cumprimento dos Objetivos do Milénio e metas associadas é grande feito da Nação

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, considerou esta quarta-feira, durante o cumprimento de ano novo ao Presidente da República, que o Cumprimento “globalmente” dos Objetivos do Milénio (ODM) e metas associadas é “um grande feito da Nação porque resultado da mobilização e do trabalho “da sociedade civil, das autarquias locais, do governo, enfim, das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora”, daí realçar que “estamos todas e todos de parabéns pelos ganhos que juntos conseguimos, nestes primeiros 15 anos do Sec. XXI”.

Cumprimento dos Objetivos do Milenio e metas associadas grande feito da Nacao1Assim como já o fizera no último debate parlamentar desta legislatura, sobre o desenvolvimento sustentável, José Maria Neves salientou a ousadia, “visão” e “estratégia” partilhadas pela Agenda de transformação apresentada em 2003 e “que preconizam uma profunda transformação socioeconómica, ou seja, uma radical mudança do paradigma de desenvolvimento até então concebido e realizado”.

Na altura, recorda, “mobilizamos a nação, propusemo-nos a ultrapassar o modelo de reciclagem da ajuda e a estribar o desenvolvimento na produtividade e na competitividade da economia, transformando Cabo Verde numa base logística e centro internacional de prestação de serviços”.

Uma visão que tem vindo a ser cumprida integralmente com o crescimento do turismo, entretanto eleito como o “motor desse processo transformacional e assumimos os desafios da diversificação e do alargamento da base produtiva”.

Para cumprir esses desiderandos, sublinha Neves, “tivemos de alargar e modernizar as infra-estruturas, consolidar as instituições, desenvolver o capital humano e densificar o sector privado”, daí o crescimento e consolidação do ensino superior, centros de formação profissional, “instituições fortes de regulação e um sector privado mais robusto e mais competitivo”.

O crescimento do turismo, afirma, está a ter um efeito catalisador de outros outros sectores, nomeadamente o agro-negócio, as economias criativas, as tecnologias informacionais, a economia marítima e o aero-negócio. “Há uma nova dinâmica económica, mais investimentos directos estrangeiros e mais sector privado. Cabo Verde tem aumentado a sua capacidade de resiliência face a crises”, considera o Chefe do Executivo.

Mais uma vez, José Maria Neves realça a ampla convergência da referida Agenda de Transformação com a recém-estipulada Agenda «Transformar o Nosso Mundo: Uma Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável», das Nações Unidas e que está já a ser, em parte antecipada e cumprida nas Ilhas no que concerne a sectores como as energias, a mobilização de água, infra-estruturação, etc. Cabo Verde, afirma, “participou activamente neste alargado debate global, particularmente a nível dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Devo, todavia, salientar o nosso enorme orgulho, porque essa Agenda Global é convergente com a nossa Agenda de Transformação, revista e ampliada em 2014”.

Por tudo isso, Neves acredita que o país está mais preparado e que estão criadas as condições básicas para uma nova largada nesses novos tempos rumo ao objectivo de transformar Cabo Verde num país desenvolvido no horizonte de 2030.

Veja, na íntegra, o discurso do Primeiro-Ministro, José Maria Neves neste link:Cabo Verde cumpriu os ODM