Notícias

Cumprimento ao PR: Primeiro-Ministro “orgulhoso” e “confiante” no futuro do país

Na sua intervenção, José Maria Neves faz um resumo alargado das várias conquistas dos últimos dez anos, nos mais diversos domínios, para afirmar a sua confiança no futuro de Cabo Verde.

No que concerne à economia Neves lembrou a situação difícil da nação em 2001 herdada da anterior governação e que a sua gestão conseguiu não só ultrapassar como conseguiu atingir médias antes impensáveis (8,4% de 2005 a 2007, por exemplo) sendo que em 2006 o país chegou a crescer 10,1%.

E mesmo tendo em conta as dificuldades iniciais e a grave crise internacional (a maior dos últimos 75 anos) e que afectou, sobretudo, o turismo imobiliário o Governo, salienta, conseguiu dar a volta a toda essa situação e registar um crescimento económico durante esses dez anos de 6%. Facto notável, sobretudo se compararmos com outros países de rendimento médio da nossa região.

Um exemplo é que, mostra o Primeiro-Ministro, em ano de crise, 2009, o país notou um crescimento de 4% enquanto esses países como as Seyschelles, as Maurícias, Lesoto e Botswana cresceram em média 0,7%.

Um aspecto muito importante e que mereceu grande destaque foi o enorme esforço deste Executivo para encontrar as melhores soluções para o sector da energia com consideráveis investimentos nas energias renováveis, como mostram os quatro novos parques eólicos em fase final de construção e os dois parques solares já em funcionamento.

Com isso e os investimentos no aumento da capacidade energética e na melhoria das redes, etc., ultrapassaram os sete milhões de contos nesses dez anos. Vários projectos estão em curso, para além da aposta feita nas energias renováveis, e que envolvem a construção de centrais únicas de energia em várias ilhas e que ultrapassam os 200 milhões de euros.

A capacidade de produção instalada de energia que era de 50 MW em 2001 passou para mais de 100 MW em 2010, e a cobertura de energia que era que era de 47% em todo o território nacional em 2001, é agora de cerca de 95%, graças ao ambicioso programa de Electrificação Rural com mais de um milhão de contos investidos, recursos esses provenientes do Tesouro Nacional.

As vitórias alcançadas no combate à pobreza e que permitiram reduzir de 36% para 24% (12 pontos percentuais) a taxa de pobreza no país é outro facto digno de registo. O que quer dizer que nesse período 53 mil pessoas saíram do limiar da pobreza. Os ganhos conseguidos em matéria de segurança social, a forte aposta na agricultura são outros pontos altos.

Em matéria de diplomacia é de se salientar a Parceria Especial com a união Europeia, a maior proximidade com a CPLP, A CEDEAO e a criação da região da Macaronésia tendo como grande impulsionador este Governo.

O primeiro e, agora, o segundo compacto da MCA são mais dois momentos históricos, bem como o arranque do programa Casa Para Todos no plano social, a vinda do navio Kriola no plano dos transportes etc.

Pelos ganhos já conseguidos e pelas perspectivas que se abrem com essa visão transformadora, José Maria Neves está confiante e optimista quanto ao futuro de Cabo Verde.

Leia na íntegra:

Discurso_do_primeiro_ministro_de_cumprimento_de_novo_ano_ao_presidente_da_republica_2011-final