O embaixador de Cuba acreditado em Cabo Verde, Alejandro Francisco Diaz Palácios, manifestou, nesta segunda-feira, 13 de Junho, o interesse do Governo cubano em reforçar as relações de cooperação, já existentes com Cabo Verde, a um patamar superior sobretudo com o sector privado, este considerado motor para impulsionar a economia e o desenvolvimento de Cabo Verde.
Alejandro Dias, que falava à imprensa após uma visita efectuada ao Ministro das Finanças, Olavo Correia, enalteceu a parceria histórica entre os dois países existentes há mais de 40 anos com Cabo verde, sustentada, sobretudo, pelo forte apoio que o Governo de Cuba tem dado ao nosso país nos vários domínios, nomeadamente na educação, na saúde e no deporto.
Durante o encontro com Olavo Correia, foram analisados alguns sectores importantes para o desenvolvimento de Cabo Verde, nomeadamente o programa das relações bilaterais entre os dois países, classificadas, alias, como sendo uma cooperação Win Win.
Foram também identificadas algumas áreas importantes para reforçar essa cooperação sobretudo no sector da saúde, agricultura, desporto, educação, energia renovável e formação e capacitação dos recursos humanos.
Neste sentido, o Embaixador cubano informou que está sendo preparada uma comitiva de empresários cabo-verdianos para se deslocarem a Cuba, no sentido de identificarem as possíveis áreas de cooperação e reforçar ainda mais as relações de cooperação entre ambos países.
Olavo Correia agradeceu a cooperação cubana nos vários domínios e afirmou ainda que as relações entre os dois países “são excelentes”. Porém, afirma, “há espaços para aprimorá-las e ir muito mais longe”, sendo que há que se pensar também noutras esferas “pois as conjunturas nacionais e internacionais assim exigem, logo tornar-se-ia importante pensar numa parceria publico- privado”.